Petrobras convoca assembleia e dá passo importante para renovação do conselho

Publicado em 28/03/2023 18:06

Por Marta Nogueira e Letícia Fucuchima

RIO DE JANEIRO/SÃO PAULO (Reuters) -A Petrobras convocou para 27 de abril a assembleia de acionistas que irá definir os novos representantes da União no conselho de administração da companhia, em um passo importante para que o governo federal comece a realizar as mudanças prometidas para a estatal durante as eleições.

O governo indicou oito nomes para o colegiado, além de três candidatos suplementares. Do total, dois --incluindo o indicado para a presidência do conselho-- foram considerados inelegíveis, quatro elegíveis, e os demais aguardam avaliações dos órgãos de controle da empresa.

Pietro Mendes, indicado para chairman, não passou na avaliação após o Comitê de Pessoas da Petrobras (COPE) considerar que o candidato só poderia assumir o cargo se renunciasse ao posto de atual secretário de Petróleo e Gás do Ministério de Minas e Energia, permanecendo como servidor licenciado, afastado ou cedido da reguladora ANP, segundo ata do colegiado, divulgada na noite de segunda-feira.

Em relação a Rezende, o conselho acompanhou conclusão do COPE de que o indicado não preenche os requisitos necessários previstos no Estatuto Social da Petrobras por ser membro titular do Diretório Nacional do Partido Socialista Brasileiro (PSB), mostrou a ata.

Após análises concluídas, receberam o aval do conselho os indicados da União Suzana Ribeiro, Bruno Moretti e Victor Saback, segundo documentos publicados pela estatal.

O atual CEO e membro do colegiado, Jean Paul Prates, também já havia tido seu nome aprovado internamente pela empresa antes de tomar posse em janeiro e terá seu nome revalidado na assembleia.

A decisão sobre Mendes poderá sinalizar alguma dificuldade para o nome de Efrain Cruz ser aprovado, já que ele também integra o governo, sendo secretário-executivo do Ministério de Minas e Energia.

A ata do conselho mencionou ainda processo no Supremo Tribunal Federal. O ministro do STF Ricardo Lewandowski concedeu liminar recentemente que suspendeu os efeitos do trecho da Lei das Estatais que restringe indicações de conselheiros que sejam titulares de cargos públicos.

O oitavo nome, cujas análises internas ainda não foram concluídas, é de Eugênio Tiago Chagas Cordeiro e Teixeira.

Diante de eventuais impedimentos de alguns de seus indicados ao conselho por regras internas da companhia, a União apresentou também, de forma suplementar, para análises internas, três nomes que poderão ser acionados, são eles: Renato Campos Galuppo, Anelize Lenzi Ruas de Almeida e Evamar José dos Santos.

Do lado dos acionistas minoritários, a Petrobras recebeu as indicações dos já membros do colegiado José João Abdalla Filho e Marcelo Gasparino.

O governo de Luiz Inácio Lula da Silva fez diversas promessas para reposicionar a Petrobras, incluindo mudanças em política de preços de combustíveis e de dividendos. Prates também já falou em rever o plano estratégico, considerando revisão de venda de ativos, mais investimentos em energias renováveis e refino, dentre outras questões.

O executivo, no entanto, vem afirmando que aguarda a posse da nova diretoria e do novo conselho para começar a colocar em prática as novas diretrizes. Os novos diretores foram aprovados recentemente pelo conselho, e devem tomar posse na quarta-feira.

(Por Marta Nogueira no Rio de Janeiro e Letícia Fucuchima em São PauloEdição de Eduardo Simões)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ibovespa fecha em queda com realização de lucros antes do Carnaval
Dólar sobe ante o real com busca por proteção antes do Carnaval
Ministros suspeitam que reunião sobre Master foi gravada clandestinamente
Wall Street caminha para perdas semanais, com quedas em tecnologia compensando alívio inflacionário
Suzano vai fazer novo reajuste de preços em todos os mercados em março
Chefe da OMC pede reforma do sistema comercial global