Rússia diz que cessar-fogo na Ucrânia agora não atingiria seus objetivos

Publicado em 31/03/2023 09:29

(Reuters) - A Rússia disse nesta sexta-feira que um cessar-fogo na Ucrânia neste momento não permitiria que os objetivos de sua "operação militar especial" sejam atingidos.

 

 

A reação do Kremlin veio depois que o presidente de Belarus, Alexander Lukashenko, o aliado mais próximo da Rússia, pediu um cessar-fogo imediato, sem pré-condições, e que Moscou e Kiev iniciem negociações para um acordo de paz duradouro.

O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, disse a repórteres que a Rússia viu os comentários de Lukashenko e que o presidente russo, Vladimir Putin, discutirá o assunto com ele na próxima semana. Mas Peskov disse que os objetivos da Rússia na Ucrânia não podem ser alcançados no momento com a interrupção dos combates.

"Em termos da Ucrânia, nada está mudando, a operação militar especial continua porque hoje esse é o único meio à nossa frente para atingir nossos objetivos", disse Peskov.

Ele disse que partes de um plano proposto pela China para a paz na Ucrânia são "irrealizáveis no momento, devido à falta de vontade -- ou melhor, à incapacidade -- do lado ucraniano de desobedecer a seus supervisores e comandantes".

Isso foi uma referência às alegações de Moscou, sem evidências, de que os apoiadores ocidentais da Ucrânia ordenaram que Kiev não busque um cessar-fogo.

"Esses comandantes, como sabemos, não estão sentados em Kiev e insistem que a guerra continue", disse Peskov.

A Rússia disse que está aberta à paz, mas deixou claro que isso ocorrerá apenas em seus termos. O país diz que Kiev deve aceitar as "novas realidades" no campo de batalha, onde a Rússia capturou e alegou ter anexado mais de um sexto do território ucraniano.

A Ucrânia disse que a Rússia deve retirar suas tropas como um precursor de qualquer acordo de paz, e que qualquer cessar-fogo temporário só permitiria que a Rússia se reagrupasse para uma futura ação militar.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Wall Street sobe, Dow atinge recorde com esperanças sobre Oriente Médio melhorando humor
Dólar sobe na sessão, mas fecha semana com queda acumulada de 0,74%
Ibovespa fecha em queda e acumula maior série de perdas semanais desde 2018
Taxas de DIs curtas sobem e longas caem em sessão de cautela com guerra Irã-EUA
Governo prevê ampliar bloqueio em verbas de ministérios a R$23,7 bi sob pressão de gastos obrigatórios
Equipe econômica decidiu estabelecer subvenção de R$0,44 por litro de gasolina, diz Moretti