Mapa dá início à segunda etapa das ações para o Nordeste, norte de Minas Gerais e do Espírito Santo

Publicado em 05/04/2023 08:02
Nordeste+Sustentável prevê a ampliação da assistência técnica a novos mercados e a incorporação de inovações tecnológicas na produção agropecuária

Já em vigor, a nova fase de ações do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) para a região Nordeste, norte do Espírito Santo e de Minas Gerais, o Nordeste+Sustentável dará ênfase à sustentabilidade nas suas três abordagens: social, ambiental e econômica, promovendo a melhora socioeconômica dos produtores e a valorização de produtos e processos relacionados com a bioeconomia.

Ampliando as diretrizes propostas na primeira etapa (AgroNordeste), o Nordeste+Sustentável agregará novos parceiros e programas de incentivo à melhoria dos sistemas produtivos e da preservação dos recursos naturais. Com destaque para a parceria entre o Mapa e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que vai disponibilizar US$ 230 milhões para o fortalecimento de cadeias produtivas, o apoio à regularização ambiental e à produção sustentável.

Entre as novas ações propostas para Nordeste+Sustentável estão a ampliação da assistência técnica a novos mercados e a incorporação de inovações tecnológicas na produção agropecuária, em especial aquelas relacionadas à redução das emissões de carbono e de convivência com a seca.

Coordenado pela Secretaria de Inovação, Desenvolvimento Sustentável, Irrigação e Cooperativismo (SDI/Mapa), o Nordeste+Sustentável dará continuidade às ações da primeira fase, quando mais de 30 mil produtores rurais foram atendidos nos 11 estados de atuação. ​Um novo protocolo de intenções com as organizações parceiras será firmado ainda na primeira quinzena de abril.

Fonte: MAPA

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ibovespa fecha em queda descolado de NY com investidor à espera de decisão dos EUA sobre tarifas
Dólar fica estável no Brasil com política doméstica e tarifa dos EUA no foco dos investidores
Ibovespa fecha em queda descolado de NY com Engie entre maiores quedas; B3 sobe
Trump, questionado se Irã tem um prazo, afirma que não gosta de prazos
Principal negociador do Irã diz que Teerã não tem motivos para respeitar memorando com EUA sem benefícios
FMI diz estar trabalhando para avaliar melhor riscos de dívida interna para países de baixa renda