Rublo está fraco devido a vendas menores de moeda estrangeira por exportadores, diz BC russo

Publicado em 10/04/2023 18:03

MOSCOU (Reuters) - Exportadores russos cortaram suas vendas de moeda estrangeira durante os primeiros dias de abril, o que contribuiu para um enfraquecimento significativo do valor do rublo, informou o banco central da Rússia nesta segunda-feira.

 

 

A moeda russa caiu mais de 5% na semana passada e atingiu seu menor nível em quase um ano.

"Houve uma redução temporária nas vendas de ganhos em moeda estrangeira pelos exportadores, o que levou a uma aceleração do enfraquecimento do rublo no início de abril", disse o banco central, em um relatório de monitoramento publicado nesta segunda-feira.

Exportadores russos são obrigados a converter partes de seus ganhos em moeda estrangeira em rublos para atender aos pagamentos de impostos no final do mês e cumprir os rígidos controles de capital da Rússia.

(Por Elena Fabrichnaya e Jake Cordell)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Wall Street dispara enquanto traders apostam em possível desescalada
Vendas de diesel no Brasil sobem levemente em fevereiro, gasolina ganha fôlego, mostra ANP
Ibovespa fecha em alta, mas aversão a risco quebra série de ganhos mensais
Dólar fecha abaixo dos R$5,20 com expectativa de desescalada da guerra
Taxas dos DIs desabam com esperança de desescalada da guerra no Oriente Médio
Schmid, do Fed, adverte contra a complacência com a inflação