Comitê da Petrobras vê impedimento para Efrain Cruz no Conselho

Publicado em 14/04/2023 08:01

SÃO PAULO (Reuters) - O Comitê de Pessoas da Petrobras (Cope) indicou impedimento para o secretário executivo do Ministério de Minas e Energia (MME), Efrain Pereira da Cruz, assumir uma cadeira como conselheiro da Administração da companhia enquanto estiver no cargo do governo, informou a estatal nesta quinta-feira em ata de reunião realizada em 23 de março.

A medida confirma reportagem da Reuters publicada na última semana com base em fontes a par do assunto. De acordo com as fontes, a posição do Cope sobre Cruz já era de certa forma aguardada, depois que o secretário de Óleo e Gás do MME, Pietro Mendes, também não passou na avaliação do comitê.

Segundo a ata, Cruz poderia se tornar conselheiro da empresa desde que não estivesse na posição de titular de cargo em comissão na administração federal, direta ou indireta. Caso contrário, é configurado conflito de interesses.

"O exercício concomitante de suas atribuições enquanto Secretário Executivo do Ministério de Minas e Energia e Conselheiro de Administração da Petrobras seria capaz de atrair para si um permanente conflito de interesses, uma vez que os atos praticados pelo indicado no âmbito do referido órgão seriam capazes de influenciar materialmente as suas decisões enquanto Conselheiro de Administração da Petrobras", afirmou a companhia no documento.

Em contrapartida, a indicação de Eugênio Tiago Chagas Cordeiro para o conselho foi acatada pelo comitê sem restrições.

Em uma ata à parte, sobre reunião realizada em 28 de março, o comitê informou que o indicado pela União como suplente Evamar José dos Santos preeenche os requisitos necessários para o cargo de conselheiro de Administração da Petrobras.

(Reportagem de Nayara Figueiredo)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ibovespa fecha com alta marginal sustentada por Vale após BC
Petróleo recua com foco em negociações de paz na Ucrânia
StoneX espera que Sul e Sudeste guiem o crescimento da demanda por diesel B em 2026
Dólar cai para perto dos R$5,40 com correção refletindo decisões de juros
Senado do México aprova aumento de tarifas contra produtos brasileiros
Putin liga para Maduro e Lukashenko se reúne com enviado da Venezuela, enquanto Trump aumenta a pressão