Dívida pública deve se estabilizar em quatro anos, em ajuste gradual, diz secretário de Orçamento

Publicado em 17/04/2023 12:40

BRASÍLIA (Reuters) - O ajuste fiscal a ser promovido pelo governo tem caráter “gradualista” e garante uma estabilização da dívida pública ao final de quatro anos, disse nesta segunda-feira o secretário de Orçamento Federal do Ministério do Planejamento, Paulo Bijos, apesar de apresentar projeções piores de endividamento em comparação com o estimado anteriormente.

Ao divulgar o arcabouço fiscal em março, o Ministério da Fazenda projetou que a dívida bruta poderia se estabilizar em 76,5% do PIB em 2026 em cenário em que o centro das metas de resultado primário do governo central propostas é cumprido, com níveis que ficariam ainda melhores se houvesse redução de juros no país.

Nesta segunda, na apresentação dos dados do projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), o Ministério do Planejamento projetou uma trajetória diferente, com a dívida bruta alcançando 79,3% do PIB em 2026.

De acordo com Bijos, a diferença entre os números reflete uma atualização e os novos dados foram enviados à pasta pelo próprio ministério da Fazenda. Ele afirmou que, de qualquer maneira, a trajetória do dado segue no sentido de estabilização, ressaltando que o ajuste fiscal a ser conduzido pelo governo é “gradualista”.

(Por Bernardo Caram)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ibovespa fecha com alta marginal sustentada por Vale após BC
Petróleo recua com foco em negociações de paz na Ucrânia
StoneX espera que Sul e Sudeste guiem o crescimento da demanda por diesel B em 2026
Dólar cai para perto dos R$5,40 com correção refletindo decisões de juros
Senado do México aprova aumento de tarifas contra produtos brasileiros
Putin liga para Maduro e Lukashenko se reúne com enviado da Venezuela, enquanto Trump aumenta a pressão