Economia alemã evita recessão no 1º tri, por enquanto

Publicado em 28/04/2023 08:32

Por Maria Martinez

BERLIM (Reuters) - A economia alemã estagnou no primeiro trimestre, já que a queda no consumo do governo e das famílias foi compensada por um aumento nas exportações e no investimento de capital, mostraram dados divulgados nesta sexta-feira.

O Produto Interno Bruto ficou inalterado no primeiro trimestre em relação aos três meses anteriores em termos ajustados, disse o escritório federal de estatísticas. Pesquisa da Reuters com analistas projetava crescimento de 0,2%.

Os resultados detalhados do primeiro trimestre serão divulgados pelo escritório de estatísticas em 25 de maio.

“A economia alemã permaneceu parada no início de 2023, evitando por pouco a recessão”, disse Claus Vistesen, economista-chefe da Pantheon Macroeconomics para a zona do euro.

A economia alemã encolheu 0,5% no quarto trimestre de 2022 em comparação com os três meses anteriores, em dador evisado que reaviva os temores de uma recessão técnica, definida como dois trimestres consecutivos de contração.

"Com o resultado do quarto trimestre também revisado para baixo, isso deixou a economia em linha com seu nível pré-pandemia, enquanto o PIB está significativamente acima dessa marca na Itália e na França", disse Franziska Palmas, economista sênior da Capital Economics para a Europa.

O governo alemão elevou sua previsão de crescimento econômico para este ano para 0,4%, ante 0,2% previsto anteriormente, de acordo com suas projeções econômicas de primavera publicadas na quarta-feira.

"Uma recuperação gradual está em andamento, apesar de um ambiente persistentemente difícil", disse o ministro da Economia alemão, Robert Habeck, na apresentação das previsões. Ele espera uma aceleração do crescimento após o primeiro trimestre.

(Reportagem de Miranda Murray e Maria Martinez)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ibovespa fecha em queda com realização de lucros antes do Carnaval
Dólar sobe ante o real com busca por proteção antes do Carnaval
Ministros suspeitam que reunião sobre Master foi gravada clandestinamente
Wall Street caminha para perdas semanais, com quedas em tecnologia compensando alívio inflacionário
Suzano vai fazer novo reajuste de preços em todos os mercados em março
Chefe da OMC pede reforma do sistema comercial global