Minério de ferro cai com preocupações sobre queda na demanda

Publicado em 28/04/2023 08:37

Por Amy Lv e Dominique Patton

PEQUIM (Reuters) - Os contratos futuros de minério de ferro nas bolsas de Cingapura e Dalian caíram nesta sexta-feira, com o mercado preocupado com a queda na demanda causada por uma redução persistente na produção entre algumas siderúrgicas chinesas deficitárias.

Algumas usinas no noroeste, norte e centro da China implementaram manutenção nos altos-fornos como parte dos esforços para reduzir as perdas, de acordo com a consultoria Mysteel.

O minério de ferro de referência para junho na Bolsa de Cingapura caiu 0,45%, para 100,75 dólares a tonelada, a menor cotação desde 25 de abril, quando quase quebrou o limite "psicológico" de 100 dólares a tonelada.

O minério de ferro mais negociado para setembro na Dalian Commodity Exchange (DCE) encerrou as negociações diurnas com queda de 0,97%, a 714 iuanes (103,12 dólares) a tonelada, depois de ver brevemente um aumento de 1,6% no dia anterior.

"A demanda foi um tanto reprimida por manutenções (de alto-forno) entre algumas usinas; mas é normal ver o preço (do minério de ferro) se recuperar até certo ponto no curto prazo em meio a estoques relativamente baixos (nas usinas)", disse a Huatai Futures em uma nota, acrescentando que a pressão baixista persistirá no longo prazo.

Algumas usinas no principal centro de produção de aço da China, Tangshan, deram início à proposta de reduzir os preços de aquisição de coque em mais 100 iuanes por tonelada em 27 de abril, disse a Mysteel em um relatório, acrescentando que isso marcou a quinta rodada de queda no preço do coque em abril.

"Ainda não é o fim, e esperamos ver mais algumas rodadas de quedas no preço (do coque) à frente", disse um analista de matérias-primas siderúrgicas de Xangai.

Maior siderúrgica listada na China, a Baoshan Iron & Steel Co divulgou na quinta-feira uma queda de 50,6% no lucro líquido do primeiro trimestre devido aos altos preços das matérias-primas e à demanda mais fraca.

Os mercados na China estarão fechados de 1º a 3 de maio por causa de um feriado.

(Por Amy Lv e Dominique Patton em Pequim)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ibovespa fecha em queda com realização de lucros antes do Carnaval
Dólar sobe ante o real com busca por proteção antes do Carnaval
Ministros suspeitam que reunião sobre Master foi gravada clandestinamente
Wall Street caminha para perdas semanais, com quedas em tecnologia compensando alívio inflacionário
Suzano vai fazer novo reajuste de preços em todos os mercados em março
Chefe da OMC pede reforma do sistema comercial global