Inflação alemã cai para nível mais baixo desde início da guerra na Ucrânia

Publicado em 28/04/2023 11:55

Os preços ao consumidor alemão registraram em abril o menor aumento desde o início da guerra na Ucrânia, à medida que os preços de energia caem ainda mais.

Os preços ao consumidor subiram 7,6% no ano em abril, mostraram dados preliminares do escritório federal de estatísticas nesta sexta-feira. Esta foi a leitura ano a ano mais baixa desde março de 2022.

Os analistas esperavam que a inflação anual permanecesse inalterada em relação a março, em 7,8%.

A alta dos preços de energia de 6,8% em abril voltou a ser mais branda do que o índice geral de inflação, como ocorreu em março, evidenciando uma tendência de queda dos preços de energia.

Um efeito de base explica parte dessa desaceleração: o índice estava em alta em abril de 2022, depois que os preços da energia dispararam após a invasão russa da Ucrânia, então a comparação ano a ano veio menor.

Além disso, as medidas de alívio do governo alemão também estão contribuindo para a atual desaceleração dos preços da energia, disse o escritório de estatísticas.

Os preços dos alimentos em abril continuaram apresentando crescimento acima da média, registrando alta de 17,2% em relação ao mesmo período do ano anterior.

(Por Maria Martinez)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ibovespa fecha em queda com realização de lucros antes do Carnaval
Dólar sobe ante o real com busca por proteção antes do Carnaval
Ministros suspeitam que reunião sobre Master foi gravada clandestinamente
Wall Street caminha para perdas semanais, com quedas em tecnologia compensando alívio inflacionário
Suzano vai fazer novo reajuste de preços em todos os mercados em março
Chefe da OMC pede reforma do sistema comercial global