Rio descumpriu plano de recuperação fiscal e sofrerá penalidades, decide conselho

Publicado em 02/05/2023 17:15

BRASÍLIA (Reuters) - O Estado do Rio de Janeiro descumpriu exigências previstas no Regime de Recuperação Fiscal e sofrerá penalidades, decidiu o conselho de supervisão do programa, conforme nota divulgada nesta terça-feira pelo Ministério da Fazenda.

 

 

De acordo com a pasta, o Rio não atendeu a dispositivos da lei que instituiu o plano voltado a Estados em grave crise financeira e, como consequência, não poderá contratar novas operações de crédito com garantia da União e terá o serviço da dívida com o governo federal elevado em 20 pontos percentuais a partir de 2024.

Relatório produzido pelo conselho aponta que o Rio não cumpriu as exigências de controle de despesas previstas na lei. Procurada, a Secretaria de Fazenda do Rio de Janeiro não respondeu de imediato.

O Conselho de Supervisão do Regime de Recuperação Fiscal tem representantes do Ministério da Fazenda, do Tribunal de Contas da União e do Estado em recuperação fiscal. Segundo a pasta, a decisão foi unânime.

(Por Bernardo Caram)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Wall Street sobe, Dow atinge recorde com esperanças sobre Oriente Médio melhorando humor
Dólar sobe na sessão, mas fecha semana com queda acumulada de 0,74%
Ibovespa fecha em queda e acumula maior série de perdas semanais desde 2018
Taxas de DIs curtas sobem e longas caem em sessão de cautela com guerra Irã-EUA
Governo prevê ampliar bloqueio em verbas de ministérios a R$23,7 bi sob pressão de gastos obrigatórios
Equipe econômica decidiu estabelecer subvenção de R$0,44 por litro de gasolina, diz Moretti