Zelenskiy afirma que Casa Branca não o informou sobre vazamento de documentos, diz Washington Post

Publicado em 03/05/2023 07:49

(Reuters) - O presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy, disse ao Washington Post, em entrevista publicada nesta terça-feira, que a Casa Branca não o informou sobre um vazamento de documentos secretos dos EUA que atraiu a atenção do mundo no mês passado.

“Eu não recebi informações da Casa Branca ou do Pentágono com antecedência”, disse Zelenskiy, segundo o jornal.

“Não é lucrativo para nós”, acrescentou. “Não é benéfico para a reputação da Casa Branca e acredito que não é benéfico para a reputação dos Estados Unidos.”

Os materiais publicados na internet apresentavam uma visão parcial e de um mês atrás da guerra na Ucrânia.

O ministro da Defesa da Ucrânia, Oleksii Reznikov, disse em 12 de abril que os documentos vazados do Pentágono continham uma mistura de informações verdadeiras e falsas sobre o exército do seu país e minimizou o seu impacto negativo.

Em resposta aos comentários de Zelenskiy, um porta-voz do Conselho de Segurança Nacional da Casa Branca disse: “Estamos em constante contato com nossos correspondentes ucranianos sobre várias questões, incluindo a publicação não autorizada, mas não vamos entrar em detalhes sobre essas discussões privadas”.

Um porta-voz do Pentágono disse que o secretário de Defesa dos EUA, Lloyd Austin, havia falado com vários aliados, incluindo Reznikov, sobre a questão.

“Austin conduziu muitas ligações por telefone, entrou em contato com muitos de nossos aliados e parceiros ao redor do mundo para discutir o assunto com eles, para sublinhar a seriedade com a qual estávamos lidando com o assunto, para incluir várias conversas com seu correspondente ucraniano, o ministro Reznikov”, disse Patrick Ryder à CNN.

(Reportagem de Costas Pitas em Los Angeles e Eric Beech em Washington; reportagem adicional de Steve Holland em Washington)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ibovespa fecha em queda com realização de lucros antes do Carnaval
Dólar sobe ante o real com busca por proteção antes do Carnaval
Ministros suspeitam que reunião sobre Master foi gravada clandestinamente
Wall Street caminha para perdas semanais, com quedas em tecnologia compensando alívio inflacionário
Suzano vai fazer novo reajuste de preços em todos os mercados em março
Chefe da OMC pede reforma do sistema comercial global