Parecer do arcabouço deve ser divulgado até próxima 4ª-feira, diz relator

Publicado em 04/05/2023 08:01

Por Maria Carolina Marcello

BRASÍLIA (Reuters) - O relator do novo arcabouço fiscal na Câmara, deputado Cláudio Cajado (PP-BA), afirmou que apresentará seu parecer até a próxima quarta-feira, após nova leva de negociações com lideranças parlamentares.

O deputado, que passou o dia reunido com integrantes da equipe econômica e o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), acrescentou que suas sugestões serão analisadas pelo governo.

"Iniciaremos na semana que vem uma nova rodada de reuniões com as principais bancadas da Casa. A expectativa é apresentarmos até a próxima quarta-feira o nosso relatório", disse Cajado em nota à imprensa.

"As propostas apresentadas por mim e por nossa equipe técnica foram bem avaliadas, inclusive, pelo ministro que se prontificou a discutir com as equipes do governo as mudanças", disse o relator, referindo-se ao ministro da Fazenda, Fernando Haddad, com quem se reuniu.

Cajado também esteve com a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet.

POLUÍDO

Mais cedo, Lira afirmou, em entrevista à GloboNews, que faz um "trabalho incansável" para que o clima de embate político não contamine a votação das pautas econômicas no plenário e havia previsto que o parecer seria divulgado nesta quarta-feira.

O presidente da Câmara defendeu que o projeto do novo arcabouço não seja "poluído" como uma proposta de governo, mas de país.

"Penso que não", disse Lira, questionado se a proposta fiscal, prioritária para o governo, está em risco.

"Meu interesse não é atrapalhar... sou parceiro das pautas que vão desenvolver esse país", afirmou.

Lira aproveitou a entrevista para dizer que atualmente a articulação é o maior problema do governo: "reúne, reúne, reúne, e não decide". Lira garante ter levado a avaliação ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva para que o governo "reaja".

O governo depende do Congresso para botar em prática uma série de medidas que considera prioritárias como o arcabouço fiscal e a reforma tributária, entre outros.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ibovespa fecha em queda com realização de lucros antes do Carnaval
Dólar sobe ante o real com busca por proteção antes do Carnaval
Ministros suspeitam que reunião sobre Master foi gravada clandestinamente
Wall Street caminha para perdas semanais, com quedas em tecnologia compensando alívio inflacionário
Suzano vai fazer novo reajuste de preços em todos os mercados em março
Chefe da OMC pede reforma do sistema comercial global