Setor industrial da China registra contração em abril e freia recuperação econômica

Publicado em 04/05/2023 08:05

Por Ellen Zhang e Ryan Woo

PEQUIM (Reuters) - A atividade industrial da China contraiu inesperadamente em abril, com a queda dos pedidos e a demanda doméstica fraca arrastando o setor manufatureiro, mostrou uma pesquisa privada nesta quinta-feira, colocando em risco as perspectivas econômicas para o segundo trimestre.

O Índice de Gerentes de Compras (PMI) do Caixin/S&P Global para a indústria chinesa caiu para 49,5 em abril, de 50,0 em março. A marca de 50 separa o crescimento da contração mensalmente.

A leitura ficou abaixo da expectativa de 50,3 em uma pesquisa da Reuters e marcou a primeira contração desde janeiro, quando o fim da política de Covid zero levou a uma onda de infecções em toda a China e atingiu brevemente as linhas de produção.

A pesquisa ecoa o PMI oficial igualmente decepcionante divulgado no domingo e reflete a desigualdade da recuperação econômica da China, com o setor de serviços até agora superando a manufatura e ajudando a segunda maior economia do mundo a crescer robustos 4,5% no primeiro trimestre em relação ao ano anterior.

"As últimas leituras da pesquisa são consistentes com um crescimento ainda rápido no início do segundo trimestre, mas o impulso está diminuindo em relação ao que foi alcançado no primeiro", disse Julian Evans-Pritchard, chefe de economia da China na Capital Economics.

O crescimento da produção desacelerou pelo segundo mês consecutivo em abril, uma vez que novos pedidos mais fracos do que o esperado reduziram a produção, mostrou a pesquisa privada do Caixin.

Os novos pedidos encolheram pela primeira vez em três meses, embora as novas encomendas de exportação tenham voltado a crescer após contração em março.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ibovespa fecha em queda com realização de lucros antes do Carnaval
Dólar sobe ante o real com busca por proteção antes do Carnaval
Ministros suspeitam que reunião sobre Master foi gravada clandestinamente
Wall Street caminha para perdas semanais, com quedas em tecnologia compensando alívio inflacionário
Suzano vai fazer novo reajuste de preços em todos os mercados em março
Chefe da OMC pede reforma do sistema comercial global