Lula chama de "sacanagem" modelo de privatização da Eletrobras e diz que governo não ficará quieto

Publicado em 11/05/2023 12:57

(Reuters) - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta quinta-feira que é "sacanagem" o governo federal ter 43% das ações da Eletrobras, mas não ter a quantidade de votos correspondentes na tomada de decisões da empresa.

Em discurso lançamento das plenárias estaduais do Plano Plurianual (PPA) Participativo, em Salvador, Lula ainda afirmou que o governo lutará para igualar seu poder de voto na companhia á sua participação acionária e voltou a garantir que não privatizará estatais como Petrobras e Correios.

"O governo não pode participar e eles querem que a gente fique quieto. Nós não vamos ficar quietos, nos vamos brigar muito por isso", disse o presidente.

A Advocacia-Geral da União, que representa o governo em ações judiciais, recorreu ao Supremo Tribunal Federal (STF) para questionar o modelo de privatização da Eletrobras.

 

(Reportagem de Lisandra Paraguassu)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Dólar tem maior alta diária em 23 anos após vitória de Lula e fecha em R$5,4066
Flávio Bolsonaro diz ter sido intimado pela PF a entregar passaportes
Ibovespa fecha em queda de quase 14% após reeleição de Lula acionar "circuit breaker"
Flávio Bolsonaro diz que pedirá cassação da chapa de Lula e se apresenta como novo líder da oposição
Reeleição de Lula aumenta incertezas fiscais e pode dificultar estabilização da dívida pública, diz Fitch
Taxas dos DIs disparam mais de 250 pontos-base após Lula superar Flávio na eleição