Petrobras vê descarbonização e energias limpas como "único" caminho do setor, diz CEO

Publicado em 12/05/2023 11:20

RIO DE JANEIRO (Reuters) - O "único" caminho da indústria de petróleo e gás é a redução das suas emissões e consolidação de alternativas energéticas limpas, afirmou nesta sexta-feira o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates.

Prates frisou, no entanto, que investimentos em ativos rentáveis de exploração e produção de petróleo e na adequação do parque de refino às demandas do mercado brasileiro são movimentos naturais da empresa para garantir a oferta de energia.

"Seguiremos nossos esforços para descarbonização dos processos produtivos e no desenvolvimento de produtos mais verdes", destacou Prates, em vídeo na abertura de uma conferência de executivos da empresa com analistas de mercado sobre os resultados no primeiro trimestre.

"Temos a convicção de que o Brasil e a Petrobras têm todas as condições para serem líderes globais de uma transição energética justa, sem deixar de ser uma potência de petróleo, estabelecendo parcerias com outras empresas e aproveitando as diferentes vocações e potencialidades."

Prates reiterou ainda que a empresa segue sempre buscando o retorno dos investimentos e a redução do custo de capital, maximizando o valor da companhia e buscando desenvolver o mercado brasileiro com sustentabilidade.

"Tomamos nossas decisões sempre conciliando a nossa função social e o respeito a nossa governança, honrando a confiança depositada em nossa empresa, por nossos acionistas", afirmou.

(Por Marta Nogueira)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ibovespa retoma correção negativa após trégua; Azzas 2154 sobe
BC vende total de US$1 bilhão em dois leilões de linha para rolagem
Minério de ferro tem perda semanal com aumento da oferta e preocupações sobre demanda
Paquistão busca avanços nas negociações de paz entre EUA e Irã
Ações da China se recuperam mas caem pela segunda semana; mercado de Hong Kong sobe
Governo ampliará bloqueio de despesas de ministérios, diz Durigan