Boletim Focus: Expectativa para economia este ano melhora, mas para 2024 recua pela 2ª vez seguida

Publicado em 15/05/2023 09:00

SÃO PAULO (Reuters) - Analistas consultados pelo Banco Central melhoraram ligeiramente a expectativa para a economia neste ano mas reduziram a previsão de crescimento em 2024 pela segunda semana seguida, mostrou a pesquisa Focus divulgada pelo BC nesta segunda-feira.

A estimativa de crescimento para o Produto Interno Bruto (PIB) em 2023 melhorou em 0,02 ponto percentual, a 1,02%. Já para 2024 houve recuo de 0,02 ponto, a 1,38%.

Ao mesmo tempo, o levantamento, que capta a percepção do mercado para indicadores econômicos, apontou que a expectativa para a alta do IPCA este ano foi ajustada para cima em 0,01 ponto, a 6,03%. Para 2024 houve recuo da mesma magnitude, a 4,15%. Para os dois anos seguintes a estimativa para a inflação segue sendo de 4,0%.

O centro da meta oficial para a inflação em 2023 é de 3,25% e para 2024 e 2025 é de 3,00%, sempre com margem de tolerância de 1,5 ponto percentual para mais ou menos.

A pesquisa semanal com uma centena de economistas mostrou ainda que a taxa básica de juros segue estimada em 12,50% ao final deste ano e em 10,0% em 2024. Atualmente a Selic está em 13,75% e a expectativa é de que seja mantida nesse patamar na reunião de junho do BC.

(Por Camila Moreira)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ibovespa fecha em queda com realização de lucros antes do Carnaval
Dólar sobe ante o real com busca por proteção antes do Carnaval
Ministros suspeitam que reunião sobre Master foi gravada clandestinamente
Wall Street caminha para perdas semanais, com quedas em tecnologia compensando alívio inflacionário
Suzano vai fazer novo reajuste de preços em todos os mercados em março
Chefe da OMC pede reforma do sistema comercial global