Braskem recua mais de 6% após notícia de que Petrobras avalia comprar controle

Publicado em 15/05/2023 13:25

(Reuters) - As ações da Braskem recuavam mais de 6% nesta segunda-feira após reportagem da Folha de S.Paulo afirmando que o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, disse em conversas reservadas que a petroleira avalia exercer o direito de preferência para comprar o controle da petroquímica.

A notícia vem após a confirmação pela Braskem na semana passada de que a acionista controladora Novonor recebeu uma oferta não vinculante da gestora de ativos Apollo e do grupo petrolífero Adnoc, dos Emirados Árabes.

A Petrobras e a Braskem não responderam imediatamente a pedidos de comentários.

Segundo a Folha, interlocutores de Prates disseram que a estatal avalia adquirir o controle da petroquímica seguindo orientação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para ampliar o comando sobre empresas estratégicas.

As ações da Braskem ampliaram as perdas após a notícia e recuavam mais de 6% neste começo de tarde, entre os piores desempenhos do Ibovespa, que subia 0,15%.

A Petrobras detém 47% do capital votante da Braskem, enquanto a Novonor tem 50,1%. Qualquer venda precisaria ser aprovada pelos bancos credores da Novonor, já que sua participação na Braskem é dada como garantia.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Irã exige cessar-fogo garantido para acabar com a guerra permanentemente, diz fonte sênior
Agências de Inteligência dos EUA avaliam que Irã não está disposto a participar de negociações substanciais, diz NYT
André de Paula é o novo ministro da Agricultura e Pecuária
Dólar cai ao nível pré-guerra com expectativa de acordo entre EUA e Irã
Wall Street fecha em alta com especulações sobre fim da guerra contra o Irã
Taxas dos DIs caem pela terceira sessão seguida com expectativa de paz no Oriente Médio