Dados de abril da China mostram perda de força da recuperação, em teste para autoridades

Publicado em 16/05/2023 07:41 e atualizado em 16/05/2023 08:26

Por Ellen Zhang e Joe Cash

PEQUIM (Reuters) - O crescimento da produção industrial e das vendas no varejo da China ficou abaixo das expectativas em abril, sugerindo que a economia perdeu força no início do segundo trimestre e intensificando a pressão sobre as autoridades para sustentar a recuperação pós-Covid.

Os dados desta terça-feira, que também mostraram um novo declínio no investimento imobiliário, aumenta as preocupações sobre as perspectivas para a segunda maior economia do mundo, já que seus motores de crescimento doméstico e de exportação permanecem fracos.

A produção industrial cresceu 5,6% em abril em relação ao ano anterior, acelerando ante o ritmo de 3,9% observado em março, mostraram dados divulgados pela Agência Nacional de Estatísticas. A leitura ficou bem abaixo das expectativas de um aumento de 10,9% em pesquisa da Reuters com analistas, embora tenha marcado a taxa de crescimento mais rápida desde setembro de 2022.

As vendas no varejo, uma medida de consumo, saltaram 18,4%, um aumento acentuado em relação à alta de 10,6% em março, no ritmo mais rápido desde março de 2021. Mas os analistas esperavam um crescimento de 21,0%.

Os números na comparação anual foram fortemente distorcidos por contrações em abril passado, quando o centro financeiro de Xangai e outras grandes cidades estavam sob rigorosos bloqueios e restrições contra a Covid, o que afetou severamente o crescimento do gigante asiático em 2022.

"Os dados de hoje mais fracos do que o esperado mostram como é difícil manter o motor do crescimento funcionando depois de reiniciá-lo", disse Bruce Pang, economista-chefe da Jones Lang Lasalle.

Os economistas do Nomura tiveram uma visão ainda mais sombria: "À medida que a decepção começa, vemos um risco crescente de espiral descendente, resultando em dados de atividade mais fracos, aumento do desemprego, desinflação persistente, queda nas taxas de juros do mercado e moeda mais fraca".

"O crescimento no segundo trimestre na comparação anual ainda pode parecer elevado, graças a uma base baixa, mas o crescimento sequencial pode sofrer um declínio material", disseram eles.

(Reportagem adicional de Albee Zhang, Kevin Yao e Liangping Gao)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ibovespa fecha em queda com realização de lucros antes do Carnaval
Dólar sobe ante o real com busca por proteção antes do Carnaval
Ministros suspeitam que reunião sobre Master foi gravada clandestinamente
Wall Street caminha para perdas semanais, com quedas em tecnologia compensando alívio inflacionário
Suzano vai fazer novo reajuste de preços em todos os mercados em março
Chefe da OMC pede reforma do sistema comercial global