Sinalização de responsabilidade fiscal do governo possibilitará corte de juros no 2° semestre, diz Tebet

Publicado em 17/05/2023 11:14 e atualizado em 17/05/2023 12:01

SÃO PAULO (Reuters) - A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, disse nesta quarta-feira que o Congresso Nacional "aperfeiçoou" o texto do arcabouço fiscal e afirmou que a sinalização pelo governo de que as metas previstas na regra serão cumpridas permitirá uma redução da taxa básica de juros no início do segundo semestre deste ano.

 

 

"Temos confiança de que conseguimos cumprir a meta fiscal do ano que vem de zerar o déficit fiscal para que possamos garantir segurança jurídica, previsibilidade e estabilidade e sinalizar para o Banco Central... que temos responsabilidade fiscal", disse Tebet a jornalistas.

"Com isso, temos todas as condições de, já no segundo semestre, mais especificamente em agosto, baixar a taxa de juros no Brasil", acrescentou.

A taxa Selic está atualmente em 13,75% ao ano, nível que tem sido criticado de forma recorrente pelo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva por considerá-lo alto demais e prejudicial ao crescimento econômico.

Membros da gestão, entre eles Tebet e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, têm argumentado que seu esforço para consolidar as contas públicas abre o espaço para um afrouxamento monetário, embora o Banco Central tenha reforçado a mensagem de que a desancoragem das expectativas de inflação justifica a manutenção dos juros por ora.

Tebet elogiou o relator da proposta do novo arcabouço fiscal, deputado Cláudio Cajado (PP-BA), afirmando que o Congresso Nacional, especialmente a Câmara dos Deputados, "aperfeiçoou" o texto, que deve ser votado no próximo dia 24.

(Por Luana Maria Benedito)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

China condiciona aumento das compras agrícolas dos EUA à redução de tarifas comerciais
BC mantém Selic em 13,75% e aponta aumento significativo de incertezas
Ibovespa avança em dia de trégua com aval externo antes do Copom; Petrobras desaba
Dólar à vista fecha em queda contra o real após vitória democrata nos EUA e antes do Copom
Taxas dos DIs recuam com exterior e à espera do Copom
Trump afirma que guerra contra o Irã valeu a pena apesar de derrota eleitoral