PIB cresceu 1,6% no primeiro trimestre, projeta FGV

Publicado em 22/05/2023 11:45 e atualizado em 22/05/2023 14:21

O Produto Interno Bruto (PIB), a soma dos bens e serviços produzidos no país, cresceu 4,5% no primeiro trimestre deste ano em relação ao primeiro trimestre de 2022. Na comparação com o último trimestre do ano passado, o crescimento da economia brasileira chegou a 1,6%. É o que apontam os dados do Monitor do PIB, divulgado pela Fundação Getulio Vargas (FGV).

Esses resultados não são oficiais, uma vez que o cálculo do PIB é feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e divulgado trimestralmente.

De acordo com a FGV, considerando-se apenas o mês de março, a economia brasileira cresceu 1,8% em relação a fevereiro. Na comparação com março do ano passado, expansão chegou a 4,5%.

Na comparação do primeiro trimestre deste ano com o mesmo período do ano passado, o consumo das famílias cresceu 4,7%, principalmente pelos consumos de serviços e de bens não duráveis.  

Os investimentos (formação bruta de capital fixo) avançaram apenas 0,2%. O desempenho do segmento foi prejudicado pela queda de 3,4% na parte de máquinas e equipamentos. 

As exportações tiveram alta de 5,7%, puxadas pelos produtos da indústria extrativa mineral e pelos serviços, enquanto as importações recuaram 2,1%, devido aos recuos nas compras de produtos agropecuários, da extrativa e de bens intermediários. 

Metodologia

O Monitor do PIB/FGV estima mensalmente o Produto Interno Bruto brasileiro, com base a mesma metodologia das Contas Nacionais Trimestrais do IBGE.

Fonte: Agência Brasil

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Wall St avança após liquidação recente, conflito no Oriente Médio se amplia
Dólar oscila perto da estabilidade com atenções voltadas para o exterior
Déficit primário do governo central recua 8,4% em fevereiro, para R$30 bilhões
Irã chama propostas de paz dos EUA de "irrealistas"; petróleo sobe em meio a novos ataques com mísseis
Minério de ferro oscila em meio a custos de combustível em alta e estoques portuários elevados
Irã diz que enviado permanecerá em Beirute, desafiando ordem de sair