Governo piora projeção de déficit fiscal em 2023 para R$136,2 bi e deve bloquear verbas

Publicado em 22/05/2023 14:46 e atualizado em 22/05/2023 15:34

BRASÍLIA (Reuters) - Os ministérios do Planejamento e da Fazenda projetaram nesta segunda-feira que o governo central fechará 2023 com déficit primário de 136,2 bilhões de reais, equivalente a 1,3% do Produto Interno Bruto (PIB), pior que o rombo previsto em março, de 107,6 bilhões de reais (1,0% do PIB), conforme relatório bimestral de receitas e despesas.

Segundo o relatório, o Orçamento deste ano tem um excesso de 1,7 bilhão de reais em relação ao limite do teto de gastos, o que indica necessidade de bloqueio de verbas discricionárias nesse montante. Em março, havia uma folga estimada em 13,6 bilhões de reais.

O Orçamento deste ano estima um déficit fiscal de 228,1 bilhões de reais, rombo que o atual ministro da Fazenda, Fernando Haddad, prometeu diminuir com medidas de recomposição de receitas e corte de gastos. A meta, segundo ele tem afirmado, é diminuir o déficit do ano para algo em torno de 100 bilhões de reais.

(Por Bernardo Caram)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

China condiciona aumento das compras agrícolas dos EUA à redução de tarifas comerciais
BC mantém Selic em 13,75% e aponta aumento significativo de incertezas
Ibovespa avança em dia de trégua com aval externo antes do Copom; Petrobras desaba
Dólar à vista fecha em queda contra o real após vitória democrata nos EUA e antes do Copom
Taxas dos DIs recuam com exterior e à espera do Copom
Trump afirma que guerra contra o Irã valeu a pena apesar de derrota eleitoral