STF dá 24 horas para Telegram indicar representante legal no Brasil sob pena de suspensão

Publicado em 26/05/2023 18:47

Logotipo Reuters

BRASÍLIA (Reuters) - O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes determinou nesta sexta-feira que o Telegram indique, em 24 horas, seu representante legal oficial no Brasil, sob a pena de suspensão de seu serviço no país por um prazo inicial de 48 horas.

O Telegram também pode ser punido com multa diária de 500 mil reais caso não cumpra a determinação do Supremo.

No Twitter, o STF afirmou que a decisão foi tomada no inquérito que apura a atuação de diretores do Telegram e do Google em suposta campanha contra o projeto de lei que ficou conhecido como PL das Fake News.

Ainda segundo o STF, o ministro foi informado de que o antigo representante judicial do Telegram já não responde mais pela empresa.

O inquérito do STF foi aberto a pedido do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), que provocou a Procuradoria-Geral da República. Lira é um dos defensores da votação do PL das Fake News, mas teve seus esforços frustrados no início deste mês, quando a Casa adiou a votação do projeto que propõe a regulação das plataformas digitais no país.

A proposta vem sendo alvo de pressão das big techs, que usaram suas plataformas para veicular textos contrários ao PL.

O relator do projeto, deputado federal Orlando Silva (PCdoB-SP), já disse que pretende apresentar um novo parecer em cerca de uma semana, na esperança que o Congresso aprecie a proposta antes que o STF julgue um outro processo sobre o tema, que discute a constitucionalidade de artigo do Marco Civil da Internet sobre responsabilização de plataformas.

(Reportagem de Maria Carolina Marcello e Ricardo Brito)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário