BCE se aproxima de fim do ciclo de aperto monetário, mas falta trecho final, diz De Guindos

Publicado em 01/06/2023 08:39

MADRI (Reuters) - O Banco Central Europeu (BCE) já realizou a maior parte de seu aperto monetário para trazer a inflação de volta à sua meta de médio prazo de 2%, embora o ciclo ainda não tenha terminado, disse o vice-presidente do BCE, Luis de Guindos, nesta quinta-feira.

"Grande parte da jornada já foi feita, mas ainda falta o último trecho", disse De Guindos à rádio espanhola RNE.

Pouco depois de seus comentários, a presidente do BCE, Christine Lagarde, disse que a inflação na zona do euro continua muito alta e, portanto, é necessário um maior aperto na política monetária da instituição.

O BCE elevou os juros no ritmo mais rápido já registrado no ano passado para conter a inflação alta, desacelerando tudo, desde o mercado imobiliário até as construções e os gastos do consumidor.

Muitas autoridades e investidores financeiros esperam outras duas altas de juros pelo BCE nos próximos meses, elevando a taxa de depósito para 3,75% até julho, mas ainda há duvida se serão necessárias outras medidas.

Embora Guindos não tenha elaborado sobre a magnitude exata ou o número de possíveis aumentos nos juros, ele sugeriu novas altas de 25 pontos-base.

"O tamanho dos aumentos dos juros e o número de aumentos dependerá dos dados que recebermos... No mês passado já eram 25 pontos-base, então 25, eu acho, é a nova norma", disse ele.

De Guindos disse que dados recentes de inflação da Espanha, França, Itália e Alemanha são encorajadores e mostram que a inflação está caindo, embora a redução no núcleo da inflação seja mais lenta.

(Por Jesús Aguado)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

BC mantém Selic em 13,75% e aponta aumento significativo de incertezas
Ibovespa avança em dia de trégua com aval externo antes do Copom; Petrobras desaba
Dólar à vista fecha em queda contra o real após vitória democrata nos EUA e antes do Copom
Taxas dos DIs recuam com exterior e à espera do Copom
Trump afirma que guerra contra o Irã valeu a pena apesar de derrota eleitoral
Brasil tem fluxo cambial positivo de US$18,151 bilhões em outubro, maior do ano