Secretário de Defesa dos EUA diz ser lamentável recusa da China de encontro em fórum

Publicado em 01/06/2023 10:24 e atualizado em 01/06/2023 11:25

Por Tim Kelly

TÓQUIO (Reuters) - O secretário de Defesa dos Estados Unidos, Lloyd Austin, disse nesta quinta-feira que foi "lamentável" a recusa de seu colega chinês em encontrá-lo em um fórum de segurança porque eles precisam se comunicar para impedir encontros perigosos entre aeronaves militares.

Na terça-feira, os EUA disseram que um caça chinês realizou uma manobra "desnecessariamente agressiva" perto de um avião dos EUA sobre o Mar da China Meridional.

"Acho que é lamentável", disse Austin em entrevista coletiva em Tóquio, referindo-se à decisão do ministro da Defesa Nacional chinês, Li Shangfu, de não se encontrar com ele em uma conferência da qual ambos participarão em Cingapura neste fim de semana.

"Seria bem-vinda qualquer oportunidade de envolvimento com Li. Acho que os departamentos de defesa deveriam conversar uns com os outros rotineiramente ou deveriam ter canais abertos para comunicação."

Austin parou em Tóquio a caminho da cúpula anual de segurança asiática Diálogo Shangri-La, que começa em Cingapura na sexta-feira.

Austin, falando após uma reunião com o ministro da Defesa do Japão, Yasukazu Hamada, disse estar preocupado que em algum momento um incidente como o de terça-feira entre uma aeronave dos EUA e da China "poderia sair rapidamente do controle".

"A interceptação provocativa de nossas aeronaves e das aeronaves de nossos aliados é muito preocupante e esperamos que eles alterem suas ações", afirmou ele.

Espera-se que Li se encontre com Hamada na conferência de Cingapura.

O Japão e a China estabeleceram em março uma "linha direta" para melhorar a comunicação e diminuir o atrito militar.

(Reportagem de Tim Kelly e Mariko Katsumura)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

BC mantém Selic em 13,75% e aponta aumento significativo de incertezas
Ibovespa avança em dia de trégua com aval externo antes do Copom; Petrobras desaba
Dólar à vista fecha em queda contra o real após vitória democrata nos EUA e antes do Copom
Taxas dos DIs recuam com exterior e à espera do Copom
Trump afirma que guerra contra o Irã valeu a pena apesar de derrota eleitoral
Brasil tem fluxo cambial positivo de US$18,151 bilhões em outubro, maior do ano