Fed pode pular alta de juros em junho após dados de emprego, mas voltar a subir em julho

Publicado em 02/06/2023 10:47 e atualizado em 02/06/2023 11:39

(Reuters) - As autoridades do Federal Reserve provavelmente deixarão a taxa de juros inalterada quando se reunirem neste mês, mas manterão a porta aberta para um aumento em julho, depois que um relatório do governo nesta sexta-feira mostrou que o emprego aumentou em maio, mas os ganhos salariais esfriaram.

Os operadores agora veem uma chance em três de que o Fed aumentará os juros pela 11ª vez consecutiva em sua reunião de 13 a 14 de junho, contra cerca de um em quatro antes do relatório do Departamento do Trabalho, que mostrou que os empregadores criaram 339.000 vagas de trabalho em maio, muito mais do que os 190.000 economistas esperavam.

O salário médio por hora, no entanto, aumentou 4,3% em relação ao ano anterior, ante 4,4% em abril, e a taxa de desemprego subiu de 3,4% para 3,7%, ambos sinais de que o mercado de trabalho pode estar esfriando.

"Isso é um efeito suavizador e este é o mítico pouso suave? Parece que sim", disse Kim Forrest, diretor de investimentos da Bokeh Capital Partners. "Esse número baixo de inflação salarial é uma notícia muito boa para aqueles de nós que acreditam que o Fed deveria fazer uma pausa."

Ainda assim, os fortes ganhos de emprego mantiveram viva a expectativa nos mercados financeiros de que o Fed elevará sua taxa de referência em mais 0,25 ponto percentual, para a faixa de 5,25% a 5,5%, até julho.

Os operadores veem esse resultado duas vezes mais provável do que uma manutenção contínua, embora haja muito mais dados entre agora e então que possam influenciar essas apostas de uma forma ou de outra.

(Reportagem de Ann Saphir; reportagem adicional de Shashwat Chauhan e Lucia Mutikani)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ibovespa fecha em leve alta com baixa liquidez e foco na política
Trump diz que Zelenskiy "não tem nada até que eu aprove"
Dólar tem leve alta reagindo ao cenário político e aos leilões do BC
Zelenskiy vai conversar com Trump sobre fim da guerra na Ucrânia no domingo
Brasil tem fluxo cambial negativo de US$3,363 bi em dezembro até dia 19, diz BC
Wall St se mantém perto de picos recordes em sessão pós-Natal