Petrobras conclui parada programada na refinaria de Cubatão, com aporte de R$720 mi

Publicado em 02/06/2023 14:32 e atualizado em 02/06/2023 15:28

RIO DE JANEIRO (Reuters) - A Petrobras concluiu a maior parada programada da Refinaria Presidente Bernardes (RPBC), em Cubatão, que teve duração de dois meses e investimentos de 720 milhões de reais, conforme nota publicada pela petroleira nesta sexta-feira.

Os trabalhos, segundo a empresa, envolveram sete unidades operacionais, além de uma tocha, com serviços que incluíram a modernização dos equipamentos, para melhorar o desempenho global da refinaria paulista em linha com o Plano Estratégico 2023-2027.

"Para receber os novos equipamentos, que totalizaram quase 600 toneladas, realizamos uma complexa operação logística, que envolveu a concessionária da rodovia por onde os tambores passaram. Dentro da refinaria, foi utilizado um dos maiores guindastes do mundo para a retirada dos reatores antigos e instalação dos novos", disse o gerente-geral da RPBC, Fernando Tadeu de Castilho, em nota.

Os principais serviços aconteceram nas unidades de Destilação Atmosférica (UC), Destilação a Vácuo (UVC), Hidrotratamento de Diesel (HDT-2), Geradora de Hidrogênio (UGH-2), Coque 2, Hidrodessulfurização (HDS), Craqueamento Catalítico Fluído (UFCC) e Tocha 5 da refinaria.

A RPBC tem capacidade para processar 28,5 milhões de litros de petróleo por dia, produzindo gasolina, diesel automotivo e marítimo, GLP (gás de cozinha), bunker, gasolina de aviação, entre outros derivados.

(Por Marta Nogueira)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Republicanos anuncia neutralidade em eleição presidencial e reduz opções de Flávio para vice
Ibovespa sobe com expectativa de desfecho diplomático no Oriente Médio; Marcopolo desaba quase 8%
EUA veem avanços nas negociações sobre Estreito de Ormuz e esperam chegar a acordo em breve, diz Rubio
S&P 500 e Dow atingem máximas recordes com balanços ligados à IA e expectativas de acordo no Oriente Médio
Déficit comercial dos EUA diminui em junho
Secretário do Tesouro dos EUA: Faremos o que for necessário para apoiar o Japão