Aprovação de Biden atinge 41% em meio a preocupação com economia, mostra Reuters/Ipsos

Publicado em 07/06/2023 09:51

Por Jason Lange

WASHINGTON (Reuters) - A aprovação do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, atingiu 41% nos últimos dias, perto do nível mais baixo de seu mandato, mas pouco mudou após uma negociação tensa com os republicanos do Congresso sobre o teto da dívida do governo federal, mostrou uma pesquisa Reuters/Ipsos.

A pesquisa de quatro dias, encerrada na segunda-feira, mostrou um aumento marginal na popularidade de Biden em relação ao mês passado, quando 40% dos entrevistados disseram aprovar seu desempenho desde que assumiu o cargo em janeiro de 2021. A pesquisa tem uma margem de erro de três pontos percentuais.

A economia continua sendo a principal preocupação, em meio a altas taxas de inflação e uma pressão do banco central para conter os preços por meio do aumento dos juros, o que tornou as hipotecas e os empréstimos para carros mais caros.

Biden chegou a um acordo na semana passada com o presidente da Câmara dos Deputados, Kevin McCarthy, para suspender o limite de empréstimos federais após semanas de negociações. O acordo evitou o desastre financeiro que teria ocorrido se o governo fosse forçado a parar de pagar todas as suas contas.

A pesquisa Reuters/Ipsos mostrou que apenas 27% dos norte-americanos aprovam a forma como McCarthy está realizando seu trabalho.

Cerca de 56% dos entrevistados na pesquisa apoiam o envio de mais armas e ajuda financeira dos EUA à Ucrânia em sua guerra contra as forças russas invasoras, quase a mesma proporção de uma pesquisa de fevereiro.

Mas esse apoio não é distribuído igualmente entre os dois partidos políticos. Cerca de 73% dos democratas dizem apoiar mais ajuda, em comparação com 44% dos republicanos.

A pesquisa Reuters/Ipsos reuniu respostas de 1.056 adultos, usando uma amostra nacionalmente representativa.

(Por Jason Lange)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Autoridade do estreito recém-criada pelo Irã divulga "zona marítima controlada" em Ormuz
Ibovespa fecha em alta em dia de recuperação com apoio do cenário externo
Dólar cai para perto de R$5,00 com expectativa de acordo entre Irã e EUA
Erdogan, da Turquia, diz a Trump que problemas com o Irã podem ser resolvidos
Trump diz que está disposto a esperar alguns dias para conseguir "resposta certa" do Irã
Ata do Fed mostra mais membros prontos para preparar terreno para aumento de juros