Comitê de derivativos decidirá se há um sucessor do Credit Suisse após conclusão da fusão

Publicado em 12/06/2023 14:59 e atualizado em 12/06/2023 16:56

LONDRES (Reuters) - Um comitê que analisa as disputas no mercado de derivativos de créditos (CDS) disse nesta segunda-feira que foi solicitado a deliberar sobre a questão de se há um sucessor para o Credit Suisse.

O pedido chega no dia que o UBS completou sua aquisição de emergência do rival local, criando um banco suíço gigante com um balanço patrimonial de 1,6 trilhão de dólares e maior musculatura na gestão de patrimônio.

O painel CDS disse em seu site que aceitou a pergunta de um investidor e se reunirá na terça-feira às 10h (no horário de Brasília) para discuti-la.

Se ocorrer um evento de sucessão, o sucessor relevante se tornará uma entidade de referência para fins de CDS.

Um investidor observou que, nesse caso, o UBS se tornará a nova entidade de referência para os contratos de CDS do Credit Suisse Group, mas, a menos que haja um evento de crédito, os contratos de CDS não serão acionados e o UBS não será responsável.

As esperanças dos investidores de um pagamento pelos derivativos do Credit Suisse foram frustradas duas vezes pelo comitê, que disse que nem o chamado evento de crédito de intervenção do governo nem um evento de crédito de falência ocorreram.

A fusão orquestrada pelo Estado criará um grupo que supervisiona 5 trilhões de dólares em ativos, dando ao UBS uma posição de liderança em mercados-chave que, de outra forma, ele teria precisado de anos para alcançar, ao mesmo tempo em que encerra a história de 167 anos do Credit Suisse, marcada nos últimos anos por escândalos e perdas.

(Reportagem de Chiara Elisei)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Dólar à vista fecha em baixa de 0,76%, a R$5,0031 na venda
Erdogan, da Turquia, diz a Trump que problemas com o Irã podem ser resolvidos
Trump diz que está disposto a esperar alguns dias para conseguir "resposta certa" do Irã
Ata do Fed mostra mais membros prontos para preparar terreno para aumento de juros
Ibovespa sobe na abertura com aval do exterior
Dia do Agro: bancada articula avanço de projetos estratégicos para o setor produtivo