Fed vê inflação de serviços elevada e com poucos sinais de alívio

Publicado em 16/06/2023 12:11

 

Por Howard Schneider

(Reuters) - A inflação em partes importantes do setor de serviços dos Estados Unidos "permanece elevada e não mostra sinais de alívio", disse o Federal Reserve em seu último relatório de política monetária ao Congresso, uma visão geral de onde a economia está divulgada antes do depoimento na próxima semana do chair do Fed, Jerome Powell.

As expectativas de que o Fed reduza a inflação, disse o relatório, "podem depender em parte de uma maior flexibilização das condições apertadas do mercado de trabalho", o que significa um provável aumento do desemprego nos EUA.

"A demanda por mão de obra diminuiu em muitos setores da economia, mas continua a exceder a oferta de trabalhadores disponíveis, com vagas de emprego ainda elevadas", disse o relatório.

Os ganhos salariais desaceleraram na primeira parte do ano, mas "permanecem acima do ritmo consistente com a inflação de 2% no longo prazo".

O relatório observou que os empréstimos bancários "apertaram notavelmente" no ano passado e provavelmente se contrairão ainda mais após a quebra de vários bancos regionais em março.

Mas "apesar das preocupações com a lucratividade de alguns bancos, o sistema bancário continua sólido e resiliente", disse o relatório.

(Reportagem de Howard Schneider)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

CNN: Cirurgia de Bolsonaro foi um sucesso e sem intercorrências, diz Michelle
Mídia social da China critica política de filho único após morte de czar de controle populacional
Ucrânia dispara mísseis britânicos e drones contra instalações de petróleo e gás da Rússia
Bolsonaro confirma em carta Flávio como seu candidato
Ibovespa fecha em alta e retorna aos 160 mil pontos com política e inflação no radar
Brasil vive pior crise institucional desde a democratização e 2026 ainda não deve trazer mudança profunda