CCJ do Senado aprova indicação de Cristiano Zanin para o STF

Publicado em 21/06/2023 18:07

 

Por Ricardo Brito e Maria Carolina Marcello

(Reuters) - A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou nesta quarta-feira a indicação do advogado Cristiano Zanin para o Supremo Tribunal Federal (STF).

Aprovado por 21 votos a 5 na CCJ, o nome do indicado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ainda precisará ser submetido à votação secreta no plenário do Senado.

Zanin advogou para Lula nos processos da Lava Jato, mas durante a sabatina disse que sua proximidade com o petista se dá apenas pela relação "bastante frequente" na condição que teve como advogado dele. Negou, ao mesmo tempo, que tenha sido padrinho do recente casamento do presidente.

A expectativa do governo é que Zanin receba no plenário entre 50 e 60 votos de um total de 81 senadores, inclusive com apoio da oposição. São necessários ao menos 41 votos favoráveis para a aprovação do indicado.

(Reportagem de Ricardo Brito e Maria Carolina Marcello)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ceron diz que parte dos Estados pediu até 2ª-feira para decidir sobre subvenção ao diesel importado
Ações caem nos EUA e Dow confirma território de correção, conforme tensões no Oriente Médio se arrastam
Dólar tem leve baixa em meio a fluxo para o Brasil e esperança de acordo entre EUA e Irã
Ibovespa fecha em baixa, mas acumula ganho semanal
Moraes limita compartilhamento de dados financeiros do Coaf
EUA finalizam cotas de mistura de biocombustíveis para 2026/27