Rússia diz que Macron seria convidado inapropriado para cúpula dos Brics

Publicado em 22/06/2023 10:07

MOSCOU (Reuters) - O presidente da França, Emmanuel Macron, seria um convidado inapropriado para a cúpula dos Brics, disse a agência de notícias RIA, citando o vice-ministro das Relações Exteriores russo, Sergei Ryabkov, nesta quinta-feira, criticando países cujas abordagens à Rússia considera hostis.

Os Brics, grupo formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, deve realizar uma cúpula em Johanesburgo em agosto.

Questionado sobre o desejo relatado de Macron de participar da cúpula, Ryabkov disse: "Claramente, os líderes de Estados que seguem uma política tão hostil e inaceitável em relação a nós, discutindo com tanta ênfase e convicção que a Rússia deve ser isolada no cenário internacional e compartilham a premissa comum da Otan sobre infligir uma suposta derrota estratégica sobre nós - tal líder é um convidado inapropriado dos Brics."

"E não estamos escondendo essa nossa abordagem, dissemos aos nossos pares da África do Sul. Esperamos que nosso ponto de vista seja totalmente aceito", disse Ryabkov, segundo o jornal.

A África do Sul está atualmente avaliando suas opções legais se o presidente russo, Vladimir Putin, decidir comparecer à cúpula porque o Tribunal Penal Internacional (TPI) emitiu em março um mandado de prisão para o líder devido ao conflito na Ucrânia.

A África do Sul é membro do TPI e, teoricamente, seria obrigada a prendê-lo se ele participar da cúpula dos Brics.

(Por Reuters)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Dia do Agro: bancada articula avanço de projetos estratégicos para o setor produtivo
Dólar à vista fecha em alta de 0,86%, a R$5,0416 na venda
Ibovespa recua com exterior desfavorável e pesquisa eleitoral no radar
Vice-presidente dos EUA diz que houve "muito progresso" nas negociações com Irã
PL do Endividamento deverá ser votado nesta 4ª (20) no Senado como primeiro item da pauta
Trump diz que EUA podem atacar Irã novamente, mas que Teerã quer acordo