Brasil tem superávit em conta corrente de US$649 mi em maio, bem abaixo do esperado

Publicado em 26/06/2023 09:36 e atualizado em 26/06/2023 10:32

 

SÃO PAULO (Reuters) - O Brasil teve superávit em transações correntes de 649 milhões de dólares em maio, com o déficit acumulado em 12 meses totalizando o equivalente a 2,45% do Produto Interno Bruto, informou o Banco Central nesta segunda-feira.

O resultado veio bem abaixo da expectativa do mercado, conforme pesquisa da Reuters com especialistas, que apontava para um saldo positivo de 1,5 bilhão de dólares em maio.

No entanto foi melhor do que o déficit de 4,632 bilhões de dólares visto em maio de 2022.

No mês, os investimentos diretos no país alcançaram 5,380 bilhões de dólares, ante 3,969 bilhões em maio do ano passado.

Em maio, a conta de renda primária ficou negativa em 5,984 bilhões de dólares, ante rombo de 4,933 bilhões de dólares no mesmo período do ano anterior.

A balança comercial teve superávit de 9,719 bilhões de dólares, melhor resultado da série histórica, contra 3,368 bilhões de dólares no mesmo mês de 2022.

Já o saldo negativo na conta de serviços ficou em 3,123 bilhões de dólares, contra déficit de 3,413 bilhões de dólares em maio do ano anterior.

(Por Camila Moreira)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ibovespa fecha em alta e retorna aos 160 mil pontos com política e inflação no radar
Brasil vive pior crise institucional desde a democratização e 2026 ainda não deve trazer mudança profunda
Dólar tem baixa firme ante o real com cancelamento de entrevista de Bolsonaro
Taxas dos DIs fecham com baixas leves em reação positiva após Bolsonaro cancelar entrevista
STF autoriza cirurgia de Bolsonaro no dia 25 de dezembro
Ações europeias fecham em nova máxima recorde com impulso de Novo Nordisk a setor de saúde