Ações de saúde pesam no STOXX 600, papéis de defesa caem

Publicado em 26/06/2023 13:53

 

Por Amruta Khandekar e Siddarth S

(Reuters) - As ações europeias recuaram nesta segunda-feira, lideradas pelo setor de saúde, enquanto as ações de defesa caíram após um motim abortado no fim de semana na Rússia.

O índice pan-europeu STOXX 600 fechou em queda de 0,10%, a 452,68 pontos, ampliando as perdas para a sexta sessão consecutiva.

A Rússia tentou restaurar a calma nesta segunda-feira após o motim dos mercenários do Grupo Wagner abortado, enquanto aliados ocidentais avaliavam como o presidente russo, Vladimir Putin, pode reafirmar a autoridade e o que isso poderia significar para a guerra na Ucrânia.

Ações das empresas europeias de defesa Leonardo SpA, Saab AB e Rheinmetall AG caíram mais de 4% cada, pesando no subíndice aeroespacial e de defesa europeu, com queda de 0,9%.

"O que vimos hoje é provavelmente as pessoas avaliando que a guerra na Ucrânia pode terminar um pouco mais cedo e, portanto, muitas empresas de defesa caíram", disse Shanti Kelemen, diretor de investimentos da M&G Wealth and &me.

"É muito cedo para precificar algo no mercado, por isso o movimento realmente limitado nas ações de defesa."

Ações de energia ganharam 0,8% com os preços estáveis ​​do petróleo, apesar da incerteza geopolítica na Rússia.

O índice de saúde caiu 1,1% e exerceu um grande peso no índice STOXX 600, que está sob pressão devido às preocupações com uma desaceleração econômica devido a um ciclo global de alta das taxas de juros potencialmente mais longo do que o esperado.

Em LONDRES, o índice Financial Times recuou 0,11%, a 7.453,58 pontos.

Em FRANKFURT, o índice DAX caiu 0,11%, a 15.813,06 pontos.

Em PARIS, o índice CAC-40 ganhou 0,29%, a 7.184,35 pontos.

Em MILÃO, o índice Ftse/Mib teve valorização de 0,12%, a 27.242,91 pontos.

Em MADRI, o índice Ibex-35 registrou alta de 0,09%, a 9.274,00 pontos.

Em LISBOA, o índice PSI20 valorizou-se 0,68%, a 5.908,51 pontos.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Dia do Agro: bancada articula avanço de projetos estratégicos para o setor produtivo
Dólar à vista fecha em alta de 0,86%, a R$5,0416 na venda
Ibovespa recua com exterior desfavorável e pesquisa eleitoral no radar
Vice-presidente dos EUA diz que houve "muito progresso" nas negociações com Irã
PL do Endividamento deverá ser votado nesta 4ª (20) no Senado como primeiro item da pauta
Trump diz que EUA podem atacar Irã novamente, mas que Teerã quer acordo