Negociações de "cúpula de paz" na Ucrânia avançam, mas ainda há longo caminho a percorrer, dizem autoridades

Publicado em 26/06/2023 18:23

Por Andrew Gray

BRUXELAS, 26 Jun (Reuters) - O trabalho da Ucrânia com aliados para construir amplo apoio internacional para um projeto de paz progrediu, mas uma eventual cúpula para endossar um documento está a pelo menos alguns meses de distância, disseram autoridades.

Altos funcionários da Ucrânia, de países do G7, da União Europeia e de nações como Brasil, Índia, Arábia Saudita, África do Sul e Turquia se reuniram no sábado na Dinamarca para conversas sobre o conceito, mesmo enquanto uma rebelião estourou e foi abortada na Rússia.

A China foi convidada para as negociações, mas não compareceu, destacando o desafio enfrentado pela Ucrânia e seus aliados na construção de uma coalizão expressiva e verdadeiramente global.

A reunião de Copenhague teve como objetivo apresentar uma proposta do presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy, de uma "cúpula de paz" para endossar princípios que sustentariam qualquer acordo para acabar com a guerra, que começou com a invasão russa há 16 meses.

Autoridades ucranianas e ocidentais disseram que a cúpula não envolveria a Rússia. Em vez disso, eles pretendem reunir uma ampla coalizão por trás do governo de Kiev -- incluindo os principais países que decidiram não dar ajuda militar à Ucrânia ou impor sanções à Rússia -- para aumentar a pressão diplomática sobre Moscou.

O ministro das Relações Exteriores da Dinamarca, Lars Lokke Rasmussen, disse que a turbulência na Rússia pode persuadir mais países a embarcar nas negociações.

"É minha interpretação que Putin está enfraquecido, pelo menos até certo ponto. E espero que isso também possa ter um impacto sobre a disposição do resto do mundo para discutir uma situação pós-guerra na Ucrânia", disse Rasmussen a repórteres em uma reunião de ministros das Relações Exteriores da UE em Luxemburgo, nesta segunda-feira.

(Reportagem de Andrew Gray, em Bruxelas; reportagem adicional de Andreas Rinke, em Berlim; Tom Balmforth, em Kiev; e John Irish, em Paris)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Indonésia prevê a assinatura de um acordo tarifário com os EUA em janeiro e afirma que todas as questões foram resolvidas
Wall St tem pouca movimentação com alta de rendimentos de títulos após dados do PIB
Produção manufatureira dos EUA fica inalterada em novembro
Ibovespa tem alta firme após IPCA-15 abaixo do esperado
BC e Moraes dizem que discutiram Lei Magnitsky, não mencionam Banco Master
Crescimento econômico dos EUA acelera no 3º trimestre