Kremlin diz que posição de Putin não foi "abalada" por motim

Publicado em 27/06/2023 08:51

 

Por Andrew Osborn

(Reuters) - O Kremlin disse nesta terça-feira que não concorda com o que chamou de opinião de "pseudoespecialistas" de que um motim abortado por mercenários do grupo Wagner no fim de semana havia abalado o poder do presidente Vladimir Putin.

O Kremlin retratou o líder russo, no poder como presidente ou primeiro-ministro desde 1999, como tendo agido criteriosamente para evitar o que chamou de "o pior cenário possível", dando tempo para as negociações renderem um acordo que encerrasse o motim sem mais derramamento de sangue. 

Alguns pilotos de helicópteros russos foram mortos no sábado após receberem ordens para enfrentar um comboio de mercenários com destino a Moscou, que os abateu. Mas uma nova escalada e um conflito mais amplo foram evitados.

O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, disse a repórteres que o motim mostrou como a sociedade russa estava consolidada em torno de Putin quando a situação estava ruim.

"O nível de consolidação pública...em torno do presidente é muito alto. Esses eventos demonstraram o quanto a sociedade está consolidada em torno do presidente".

Questionado sobre se a posição do líder russo foi "abalada" pelos eventos dramáticos, Peskov disse:

"Nós não concordamos. Há agora muita histeria ultraemocional entre especialistas, pseudoespecialistas, cientistas políticos e pseudopolíticos. Também está se espalhando por algumas novas mídias histéricas, e na Internet e assim por diante. Não tem nada a ver com a realidade."

Peskov disse que o Kremlin não tinha informações sobre o paradeiro de Yevgeny Prigozhin, líder do grupo Wagner, que liderou o breve motim em protesto contra o que considerou uma má condução das operações militares na Ucrânia.

Sob os termos de um acordo que pôs fim ao motim, Prigozhin teria permissão para se mudar para Belarus, e seus combatentes tiveram a chance de assinar contratos com as forças armadas regulares da Rússia ou de se mudar para Belarus com ele.

Peskov disse que o acordo que pôs fim ao motim está sendo implementado e que Putin sempre manteve sua palavra.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Wall St tem pouca movimentação com alta de rendimentos de títulos após dados do PIB
Produção manufatureira dos EUA fica inalterada em novembro
Ibovespa tem alta firme após IPCA-15 abaixo do esperado
BC e Moraes dizem que discutiram Lei Magnitsky, não mencionam Banco Master
Crescimento econômico dos EUA acelera no 3º trimestre
Dólar tem alta leve após IPCA-15 e com mercado à espera de entrevista de Bolsonaro