Tebet vê ata mais "realista" e critica comunicação do BC

Publicado em 27/06/2023 13:53 e atualizado em 27/06/2023 14:34

 

(Reuters) - A ministra do Planejamento, Simone Tebet, disse que a ata da reunião mais recente de política monetária do Banco Central, divulgada na manhã desta terça-feira, veio mais "realista" do que o comunicado divulgado pela autarquia na semana passada, quando a taxa básica de juros foi mantida em 13,75%.

"De novo a ata vindo de forma quase que contrária ao que é dito no comunicado, acho que esse é um dado que o Banco Central precisa rever", disse Tebet a jornalistas.

"Cria uma situação de estresse desnecessária no comunicado, depois vem com uma ata mais realista. Não deixa de ser uma crítica construtiva nossa, que isso seja revisto pelo Banco Central."

Depois de não dar uma sinalização clara no comunicado sobre a chance de um corte de juros em agosto, como era esperado pelo mercado, o BC mostrou na ata que a maioria dos membros do Comitê de Política Monetária vê a possibilidade de iniciar um processo "parcimonioso" de flexibilização em agosto.

"A ata reconhece que o Brasil está no caminho certo", disse Tebet. "Agora só falta em agosto começar a baixar os juros, ainda que seja em 0,25 (ponto percentual)".

(Texto de Isabel Versiani)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

UE corre para conquistar apoio da Itália a acordo comercial com Mercosul, diz parlamentar do bloco
Câmara aprova texto-base com regras para IBS previsto na reforma tributária
Relatórios de emprego atrasados dos EUA devem mostrar abrandamento do mercado de trabalho
Zelenskiy diz que Rússia precisa ser responsabilizada por "crime de agressão"
Atividade empresarial da zona do euro termina 2025 mais fraca do que o esperado, mostra PMI
Ações da China atingem mínima de dois meses à medida que dados dos EUA se aproximam