Campos Neto defende comunicação do BC, mas reconhece que comunicado gerou ruídos

Publicado em 29/06/2023 12:01

SÃO PAULO (Reuters) - O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, fez nesta quinta-feira uma defesa da comunicação recente do Banco Central, ao explicar a mudança do tom entre o comunicado e a ata do Copom, mas reconheceu que o primeiro documento gerou ruído no mercado financeiro.

"Quando você tem situação de reunião dividida e você tem que escrever opinião de consenso que seja curta, você não tem como escrever muita coisa", comentou Campos Neto. "O comunicado, na nossa opinião, tinha deixado a porta aberta, mas houve bastante ruído quanto a isso", acrescentou.

Na semana passada, o comunicado do BC não trouxe indicações claras, na opinião de parte do mercado, de que a instituição iniciará o processo de cortes da taxa básica Selic em agosto. Na ata da reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), publicada na terça-feira desta semana, o Copom foi mais claro quanto a esta possibilidade, o que gerou críticas quanto à comunicação passada anteriormente.

"O comunicado tem função de comunicar e expressar opinião de consenso. A ata tem o objetivo de explicar as discussões", pontuou Campos Neto.

(Por Fabrício de Castro)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ceron diz que parte dos Estados pediu até 2ª-feira para decidir sobre subvenção ao diesel importado
Ações caem nos EUA e Dow confirma território de correção, conforme tensões no Oriente Médio se arrastam
Dólar tem leve baixa em meio a fluxo para o Brasil e esperança de acordo entre EUA e Irã
Ibovespa fecha em baixa, mas acumula ganho semanal
Moraes limita compartilhamento de dados financeiros do Coaf
EUA finalizam cotas de mistura de biocombustíveis para 2026/27