Ações europeias sobem com impulso da Novartis; setor de telecomunicações cai

Publicado em 18/07/2023 13:57 e atualizado em 18/07/2023 14:28

 

Por Amruta Khandekar e Shristi Achar A

(Reuters) - As ações europeias subiram nesta terça-feira, com o mercado suíço se firmando após a farmacêutica Novartis melhorar suas previsões, embora um declínio nos papéis da sueca Tele2 tenha pressionado o índice do setor de telecomunicações para seu nível mais baixo em mais de seis meses.

O índice pan-europeu STOXX 600 fechou em alta de 0,62%, a 460,76 pontos, depois de registrar queda na segunda-feira após dados econômicos fracos da China pressionarem o setor de luxo da Europa.

As quedas no setor nesta semana em meio a preocupações com o crescimento econômico da China pressionaram o índice principal após fortes ganhos na semana passada, impulsionados pela expectativa de que o ciclo de aumento de juros do Federal Reserve esteja próximo do fim.

A Novartis subiu 4,6% e ajudou a impulsionar o STOXX 600, depois que a farmacêutica elevou sua projeção de ganhos para o ano inteiro e detalhou planos para a cisão de sua divisão de medicamentos genéricos Sandoz no começo de outubro.

O índice do mercado suíço, que liderou as quedas regionais na Europa na segunda-feira, ganhou 1,2%.

O setor de saúde, que teve alta de 1,2%, também ganhou impulso com a alta de 3,4% nas ações da Swedish Orphan Biovitrum (SOBI) depois que a farmacêutica divulgou lucros trimestrais otimistas.

Empresas de telecomunicações caíram 0,9%, para o nível mais baixo desde o final de dezembro, com a Tele2 AB em queda de 10,6%, para o menor nível em cinco anos, após os resultados "mistos" do segundo trimestre.

Em LONDRES, o índice Financial Times avançou 0,64%, a 7.453,69 pontos.

Em FRANKFURT, o índice DAX subiu 0,35%, a 16.125,49 pontos.

Em PARIS, o índice CAC-40 ganhou 0,38%, a 7.319,18 pontos.

Em MILÃO, o índice Ftse/Mib teve valorização de 0,34%, a 28.706,76 pontos.

Em MADRI, o índice Ibex-35 registrou alta de 0,19%, a 9.455,70 pontos.

Em LISBOA, o índice PSI20 valorizou-se 0,61%, a 6.053,66 pontos.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Wall Street encerra em baixa por crescentes preocupações com inflação
Dólar sobe aos R$5,0664 puxado pelo cenário político no Brasil e pelo exterior
Ibovespa fecha em queda com ruído político local
Governo revisa regra que exigia publicação das margens de distribuidoras de combustíveis
Wall St cai na abertura com salto de rendimentos por preocupações com a inflação
Dólar supera R$5,05 pressionado por exterior e política local