Índices fecham com poucas alterações após decisão do Fed

Publicado em 26/07/2023 18:38

Por Carolina Mandl e Bansari Mayur Kamdar

(Reuters) - As ações dos Estados Unidos terminaram nesta quarta-feira pouco alteradas após um aumento da taxa de juros do Federal Reserve, que deixou a porta aberta para futuras elevações, mas o Dow Jones registrou uma série de 13 dias consecutivos de ganhos.

O Fed elevou sua taxa básica de juros em 0,25 ponto percentual, movimento amplamente esperado, o que marca a 11ª alta nas últimas 12 reuniões de política monetária do banco central dos EUA.

O chair do Fed, Jerome Powell, disse em coletiva de imprensa que o banco central norte-americano tomará decisões reunião a reunião e observará de perto os dados econômicos, mas destacou que um corte nos juros é muito improvável este ano.

O Goldman Sachs disse em nota aos clientes que o comunicado do Fed não sinaliza um ritmo mais lento de altas no futuro, mas que o banco espera que o Fed mantenha a taxa básica inalterada em setembro.

"A mensagem para o mercado foi que não mudou nada. Sempre há o medo de uma grande surpresa", disse Angelo Kourfafas, estrategista de investimentos da Edward Jones.

A mensagem de Powell foi claramente de que o Fed vai esperar e ver os dados econômicos para tomar novas decisões, disse Brent Schutte, diretor de investimentos da Northwestern Mutual Wealth Management. "Acho que o Fed não vai parar até ver a inflação salarial cair."

Na sequência dos balanços de terça-feira, as ações das grandes empresas de tecnologia tiveram reações mistas.

A Microsoft caiu 3,72% depois de estabelecer um plano de gastos agressivo para atender à demanda por seus novos serviços baseados em inteligência artificial (IA). A fabricante do Windows ainda superou as estimativas de receita e lucro trimestrais.

A Alphabet ganhou 5,78% depois que o lucro da dona do Google superou no segundo trimestre as expectativas de Wall Street devido à demanda constante por seus serviços em nuvem e uma recuperação na publicidade.

O Dow Jones subiu 0,23%, para 35.520,12 pontos. O S&P 500 perdeu 0,02%, para 4.566,75 pontos. O índice de tecnologia Nasdaq caiu 0,12%, para 14.127,28 pontos.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Wall Street cai conforme nervosismo sobre financiamento de IA pressiona ações de tecnologia
Ibovespa fecha em queda com nova correção tendo juros e eleição no radar
Dólar sobe pela quarta sessão e supera R$5,50 sob influência do cenário eleitoral
Índice STOXX 600 fecha estável com persistência de preocupações sobre valuations de tecnologia
STF forma maioria contra marco temporal para demarcação de terras indígenas
Brasil tem fluxo cambial positivo de US$3,108 bi em dezembro até dia 12, diz BC