Inflação de serviços melhorou em julho mas ainda preocupa, diz Campos Neto

Publicado em 11/08/2023 10:35 e atualizado em 11/08/2023 12:12

 

(Reuters) - O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, destacou nesta sexta-feira que a inflação de serviços mostrou melhora em julho e disse que a autoridade monetária está olhando "com bastante atenção" esses números.

Ao comentar que os dados do IPCA divulgados mais cedo ficaram um pouco acima da expectativa do mercado, Campos Neto ressaltou que o núcleo de serviços ainda está bem acima da meta.

As declarações foram dadas em palestra no Fórum de Gestão Empresarial da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná (Faciap).

O IBGE divulgou nesta sexta-feira que o IPCA subiu 0,12% em julho, contra recuo de 0,08% em junho, uma vez que a reoneração de combustíveis compensou a queda nos custos de alimentos e habitação.

A alta nos preços de serviços no mês passado mostrou alívio, desacelerando para 0,25%, depois de subir 0,62% em junho. Em 12 meses, os serviços acumulam avanço de 5,63%, um patamar ainda elevado, segundo Claudia Moreno, economista do C6 Bank.

"A inflação de serviços é impactada diretamente pelo mercado de trabalho aquecido, já que esse é um setor intensivo em mão de obra. Por isso, olhar para a inflação de serviços, que representa cerca de 1/3 do IPCA, ajuda a identificar para onde caminha a inflação geral", disse ela, em nota.

(Reportagem de Bernardo Caram em Brasília e Camila Moreira em São Paulo)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Dólar tem leve baixa em meio a fluxo para o Brasil e esperança de acordo entre EUA e Irã
Ibovespa fecha em baixa, mas acumula ganho semanal
Moraes limita compartilhamento de dados financeiros do Coaf
EUA finalizam cotas de mistura de biocombustíveis para 2026/27
Trump diz que quer que Deere e Caterpillar reduzam custos dos tratores para agricultores
Rubio diz que EUA podem atingir seus objetivos no Irã sem tropas terrestres