Ações europeias caem após incerteza sobre juros globais piorar sentimento de investidores

Publicado em 11/08/2023 13:56

 

Por Shashwat Chauhan e Amruta Khandekar e Shristi Achar A

(Reuters) - As ações europeias caíram nesta sexta-feira, uma vez que preocupações de que as taxas de juros globais podem permanecer elevadas por mais tempo ocuparam o foco dos mercados, enquanto os papéis do UBS saltaram depois que o banco suíço encerrou uma garantia estatal concedida para sua aquisição do Credit Suisse.

O índice pan-europeu STOXX 600 fechou em queda de 1,09%, a 459,17 pontos, com os setores de tecnologia e imobiliário, que são mais sensíveis aos juros, na liderança das perdas, em baixa de cerca de 2,1% cada.

Todas as principais bolsas regionais também caíram, com o índice britânico FTSE 100 em baixa depois que dados mostraram que a economia do Reino Unido teve um crescimento inesperado no segundo trimestre, o que alimentou temores de mais aumentos de juros por parte do Banco da Inglaterra.

Embora a expectativa seja de que o Federal Reserve interrompa seu ciclo agressivo de aperto monetário, investidores estão preocupados com a probabilidade de desaceleração do crescimento econômico global e de novos aumentos de juros por parte do Banco Central Europeu.

O índice de referência STOXX 600 ficou estável na semana, já que balanços positivos foram ofuscados ​​por uma queda nos bancos europeus mais cedo nesta semana, após a decisão chocante da Itália de adotar um imposto bancário.

Todos os principais setores ficaram no território negativo, com recursos básicos em queda de 1,7%, em seu maior declínio semanal em sete, com os preços dos metais sob pressão depois que os dados econômicos fracos da China alimentaram preocupações sobre a desaceleração da demanda no maior consumidor mundial de metais.

Entre as altas, o maior banco da Suíça, o UBS, subiu 4,7% depois de dizer que não precisará da garantia que o governo suíço estipulou para resgatar o rival Credit Suisse.

Em LONDRES, o índice Financial Times recuou 1,24%, a 7.524,16 pontos.

Em FRANKFURT, o índice DAX caiu 1,03%, a 15.832,17 pontos.

Em PARIS, o índice CAC-40 perdeu 1,26%, a 7.340,19 pontos.

Em MILÃO, o índice Ftse/Mib teve desvalorização de 1,05%, a 28.274,74 pontos.

Em MADRI, o índice Ibex-35 registrou baixa de 0,71%, a 9.434,30 pontos.

Em LISBOA, o índice PSI20 desvalorizou-se 0,57%, a 6.046,26 pontos.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Dólar fecha estável após leilões do BC, mas sobe 2,18% na semana
Congresso aprova Orçamento de 2026 com R$61 bi de emendas e superávit de R$34,5 bi
Brasil espera que acordo Mercosul-UE seja assinado o mais rápido possível, diz Alckmin
Taxas dos DIs caem na contramão dos Treasuries em dia de ajustes
Ações europeias fecham em máxima recorde impulsionadas por setor de defesa
Comissão do Congresso aprova Orçamento de 2026, texto vai a plenário