UE deve estar preparada para novos membros até 2030, diz chefe do Conselho Europeu

Publicado em 28/08/2023 12:52

BELGRADO (Reuters) - A União Europeia deve estar pronta para admitir novos Estados-membros até 2030, disse o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, em um fórum no balneário esloveno de Bled, nesta segunda-feira.

“Acredito que devemos estar prontos até 2030 para aumentar”, disse Michel. "Isso é ambicioso, mas necessário. Mostra que levamos a sério."

Os seis Estados dos Bálcãs Ocidentais -- Albânia, Bósnia, Kosovo, Montenegro, Macedônia do Norte e Sérvia -- encontram-se em diferentes fases do processo de adesão ao bloco.

No ano passado, a Moldávia e a Ucrânia receberam o estatuto de candidatas. A Geórgia também espera receber esse estatuto.

Michel disse que, para aderir ao bloco, os futuros Estados-membros terão que implementar reformas para garantir um poder judicial independente, combater o crime organizado e a corrupção e alinhar a sua política externa com a União Europeia.

Ele instou todos os aspirantes a resolverem os seus conflitos bilaterais antes de aderirem à União Europeia.

“É preciso garantir que os conflitos passados ​​não sejam importados para a União Europeia”, disse. Michel acrescentou que o Conselho Europeu discutirá a expansão em sua próxima reunião.

Ele disse que o pacote da Comissão Europeia, esperado para outubro, poderá fornecer mais detalhes sobre a integração progressiva que poderá permitir que os futuros membros sintam os benefícios da participação plena em algumas instituições e políticas da União Europeia antes de se tornarem formalmente membros do bloco.

Michel disse que a União Europeia também precisará implementar algumas reformas para estar pronta para seu crescimento.

(Reportagem de Ivana Sekularac)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ibovespa fecha com alta discreta apoiado por Itaú e Bradesco em dia com vencimento de opções
Dólar fecha estável após leilões do BC, mas sobe 2,18% na semana
Congresso aprova Orçamento de 2026 com R$61 bi de emendas e superávit de R$34,5 bi
Brasil espera que acordo Mercosul-UE seja assinado o mais rápido possível, diz Alckmin
PF conclui que Bolsonaro precisa de cirurgia de hérnia
Taxas dos DIs caem na contramão dos Treasuries em dia de ajustes