Autoridades do BCE mantiveram possibilidade de alta de juros em setembro, mostra ata

Publicado em 31/08/2023 08:50

FRANKFURT (Reuters) - As autoridades de política monetária do Banco Central Europeu mantiveram em jogo a possibilidade de um novo aumento dos juros em setembro, mas alguns pareceram argumentar que isso não seria necessário quando novas projeções fossem divulgadas, mostrou nesta quinta-feira a ata do encontro de julho.

"Um novo aumento em setembro será necessário se não houver evidência convincente de que o efeito do aperto monetário acumulado foi forte o suficiente para reduzir a inflação subjacente", mostrou a ata da reunião de 26 e 27 de julho.

"Por outro lado, foi argumentado que é bastante provável que as projeções de setembro da equipe do BCE revisassem a trajetória da inflação para baixo o suficiente em direção a 2%, sem a necessidade de outro aumento das taxas de juros em setembro."

(Reportagem de Balazs Koranyi)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Trump diz que fará uma pausa nos ataques às usinas de energia do Irã e que as negociações estão indo "muito bem"
Wall Street cai com incerteza no Oriente Médio assustando os investidores
Dólar supera R$5,25 impulsionado por preocupações com a guerra
Ibovespa fecha em queda com dúvidas sobre desfecho no Oriente Médio
Taxas dos DIs têm altas firmes com IPCA-15 acima do esperado e cautela sobre a guerra
Galípolo cita "gordura" para BC analisar efeitos da guerra e diz que mercado entendeu "calibragem" da Selic