Jefferson é confirmado como vice-chair do Fed por forte maioria no Senado dos EUA

Publicado em 06/09/2023 14:47 e atualizado em 06/09/2023 15:22

Por Richard Cowan e Ann Saphir

(Reuters) - O Senado dos Estados Unidos confirmou nesta quarta-feira o diretor do Federal Reserve Philip Jefferson como vice-chair do banco central dos EUA, em uma votação bipartidária, com maioria esmagadora de 88 a 10.

Jefferson foi professor de economia de longa data e reitor universitário antes de se tornar diretor do Fed em maio do ano passado, e votou a favor de todos os aumentos na taxa de juros desde então, conforme o banco central tem travado uma guerra contra a inflação.

Sua nova função significa que ele trabalhará em estreita colaboração com o chair do Fed, Jerome Powell, e com o presidente do Fed de Nova York, John Williams, para discutir alternativas de política monetária antes de cada reunião de definição da taxa básica com a participação de todo o painel de 19 autoridades.

A expectativa é de que os formuladores de política monetária do Fed mantenham a taxa de referência no intervalo atual de 5,25% a 5,5% na sua próxima reunião, de 19 a 20 de setembro, mas também deixem a porta aberta para um último incremento dos custos de empréstimos antes do final do ano.

A expectativa é de que os senadores norte-americanos aceitem ainda nesta quarta-feira as nomeações da diretora do Fed Lisa Cook para um novo mandato de 14 anos, e da economista do Banco Mundial Adriana Kugler para ocupar a última vaga aberta no conselho de sete membros do Fed.

As confirmações consolidariam o atual conselho do Fed como o mais diversificado nos mais de 100 anos de história do banco central. Jefferson é apenas o segundo homem negro a ser nomeado para o segundo cargo mais importante da instituição; Cook é a primeira mulher negra a fazer parte do conselho e Kugler será a primeira latina.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Dólar oscila perto da estabilidade após abertura no Brasil
Mercado vê Selic a 12,25% em 2026, mostra Focus
Minério de ferro amplia ganhos com oferta restrita da BHP e produção mais firme de ferro-gusa
Confiança do consumidor do Brasil atinge em dezembro nível mais alto em um ano, mostra FGV
China mantém taxas de juros de referência para empréstimos pelo sétimo mês consecutivo
Consumidores do Reino Unido sentem impacto dos aumentos de impostos com desaceleração da economia