Câmara dos EUA marca 1ª audiência sobre impeachment de Biden para próxima semana

Publicado em 19/09/2023 14:55

Por Moira Warburton

WASHINGTON (Reuters) - A Câmara dos Deputados dos EUA, liderada pelos republicanos, deve realizar sua primeira audiência em 28 de setembro sobre o inquérito de impeachment contra o presidente democrata Joe Biden.

O inquérito foi autorizado pelo presidente da Casa, Kevin McCarthy, na semana passada.

O Comitê de Supervisão e Responsabilidade da Câmara, cujo presidente é o deputado republicano James Comer, deve realizar audiência para explorar questões constitucionais e legais, disse um porta-voz do painel nesta terça-feira. Dois outros comitês da Câmara também participam da investigação.

McCarthy anunciou a abertura do inquérito contra Biden, que concorrerá à reeleição no próximo ano, após enfrentar a pressão de parlamentares de extrema-direita em seu partido, furiosos com as acusações dos democratas ao ex-presidente republicano Donald Trump em 2019 e 2021, quando controlavam a Câmara. Trump foi absolvido em ambas as ocasiões pelo Senado.

Os republicanos alegam que Biden lucrou com transações comerciais de seu filho Hunter enquanto atuava como vice-presidente entre 2009 e 2017, mas não divulgaram evidência concreta de má conduta. Biden negou qualquer irregularidade. A secretária de imprensa da Casa Branca, Karine Jean-Pierre, chamou o inquérito do impeachment de "manobra política".

A audiência foi marcada para avaliar o "envolvimento de Biden em corrupção e abuso de cargo público". O painel pretende ainda exigir os registros bancários pessoais e comerciais de Hunter Biden e James Biden, irmão do presidente.

A Constituição norte-americana estabelece um processo de impeachment pelo qual o Congresso pode remover um presidente do cargo. A Câmara pode aprovar acusações formais por maioria simples. O Senado, então, realiza um julgamento e pode remover um presidente com uma maioria de dois terços dos votos. Os democratas controlam o Senado, o que torna a condenação e a destituição altamente improváveis.

(Reportagem de Moira Warburton em Washington)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

STF autoriza cirurgia de Bolsonaro no dia 25 de dezembro
Ações europeias fecham em nova máxima recorde com impulso de Novo Nordisk a setor de saúde
Dólar se firma em baixa ante o real após Bolsonaro cancelar entrevista
Indonésia prevê a assinatura de um acordo tarifário com os EUA em janeiro e afirma que todas as questões foram resolvidas
Confiança do consumidor dos EUA se deteriora em dezembro
Wall St tem pouca movimentação com alta de rendimentos de títulos após dados do PIB