Ibovespa avança com aéreas em destaque antes de Fed e Copom

Publicado em 20/09/2023 11:52 e atualizado em 20/09/2023 12:34

Por Paula Arend Laier

SÃO PAULO (Reuters) - O Ibovespa avançava nesta quarta-feira, experimentando uma trégua nas vendas após três pregões seguidos de quedas, enquanto agentes financeiros aguardam o desfecho da reunião do Federal Reserve à tarde, quando sinais sobre os próximos passos banco central norte-americano podem ser emitidos.

Às 11:46, o Ibovespa subia 1%, a 119.026,97 pontos. O volume financeiro somava 5,1 bilhões de reais.

"A sessão de hoje é importantíssima para os movimentos de curto e médio prazos nos mercados globais, tendo como principal gatilho a decisão norte-americana de política monetária", disse a corretora Commcor, ressaltando que o foco está no comunicado, dada a previsão de que os juros sigam de faixa de 5,25% a 5,50%.

Além do comunicado, o anúncio da decisão às 15h (horário de Brasília) virá acompanhado de projeções econômicas do Fed. A partir das 15h30, os holofotes serão direcionados à entrevista coletiva do chair do BC norte-americano, Jerome Powell.

Após o fechamento, o BC brasileiro anuncia sua decisão de política monetária, e as atenções também estarão voltadas para as indicações do Comitê de Política Monetária (Copom) referentes à trajetória da Selic à frente. A previsão é de que a taxa seja reduzida a 12,75% dos atuais 13,25% ao ano.

Na visão da equipe da Commcor, qualquer decisão diferente de manutenção de juros pelo Fed e corte de 0,50 ponto percentual pelo Copom "promete profundos ajustes no mercado".

DESTAQUES

- AZUL PN disparava 12,05%, em dia de recuperação no setor de viagens na bolsa. O Goldman Sachs elevou a recomendação para os papéis da Azul para "compra", afirmando enxergar "uma assimetria positiva entre a expansão do Ebitda (prevista) em 2024 juntamente com um valuation pouco exigente". O preço-alvo passou de 24,30 para 29,90 reais. No caso de Gol, a recomendação "neutra" foi mantida, mas o preço-alvo caiu de 11,50 para 7,60 reais. Ainda assim, GOL PN saltava 8,28%. CVC BRASIL ON tinha elevação de 7,62%. Até a véspera, esses papéis acumulavam em setembro quedas respectivas de 6,6%, 9% e 10,08%.

- SUZANO ON avançava 3,20%, após anúncio de que elevará preços de celulose em todos os seus mercados partir de outubro. Para a Ásia, incluindo China, o aumento é de 30 dólares por tonelada e para Europa e Estados Unidos de 50 dólares por tonelada. KLABIN UNIT subia 2,49%.

- BRASKEM PNA recuava 5,63%, tendo no radar relatório do BTG Pactual cortando a recomendação dos papéis para "neutra", destacando que o crescimento da demanda está ligeiramente abaixo das suas expectativas, mas que a expansão da oferta mais do que compensou essa situação e o mercado agora está com excesso de oferta. Os analistas também citaram que os spreads da Braskem não se recuperaram e o segundo semestre pode ser ainda mais fraco do que a primeira metade do ano.

- VALE ON subia 0,8%, favorecida pelo movimento dos contratos futuros do minério de ferro na Ásia, conforme sinais de estabilização econômica na China ajudaram a compensar as preocupações com o setor imobiliário em dificuldades no maior produtor de aço do mundo. O vencimento mais negociado na Bolsa de Mercadorias de Dalian, na China, encerrou as negociações do dia com alta de 0,5%, a 873,50 iuans (119,69 dólares) por tonelada. Em Cingapura, o contrato de referência subiu 1,4%.

- ITAÚ UNIBANCO PN valorizava-se 1,55%, enquanto BRADESCO PN tinha um acréscimo de 0,47%. No setor financeiro, B3 ON avançava 2,17%, também ajudando na recuperação do Ibovespa.

- PETROBRAS PN registrava alta de 0,64%, apesar da queda dos preços do petróleo no exterior, onde o barril de Brent cedia 0,21%.

- ASSAÍ ON recuava 1%, em sessão negativa para o setor de varejo alimentar no Ibovespa, com GPA ON caindo 1,98% e CARREFOUR BRASIL ON perdendo 0,64%.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Dólar tem baixa firme ante o real com cancelamento de entrevista de Bolsonaro
Taxas dos DIs fecham com baixas leves em reação positiva após Bolsonaro cancelar entrevista
STF autoriza cirurgia de Bolsonaro no dia 25 de dezembro
Ações europeias fecham em nova máxima recorde com impulso de Novo Nordisk a setor de saúde
Dólar se firma em baixa ante o real após Bolsonaro cancelar entrevista
Indonésia prevê a assinatura de um acordo tarifário com os EUA em janeiro e afirma que todas as questões foram resolvidas