Vendas no varejo da zona do euro caem muito mais do que o esperado em agosto

Publicado em 04/10/2023 07:33 e atualizado em 04/10/2023 09:08

BRUXELAS (Reuters) - As vendas no varejo da zona do euro caíram muito mais do que o esperado em agosto, mostraram dados nesta quarta-feira, apontando para uma demanda mais fraca do consumidor já que a inflação continua alta.

O escritório de estatísticas da União Europeia, Eurostat, disse que as vendas no varejo nos 20 países que compartilham o euro caíram 1,2% em agosto em relação ao mês anterior, representando um declínio de 21% em relação ao ano anterior.

Economistas consultados pela Reuters esperavam uma queda mensal de 0,3% e uma queda anual de 1,2%.

A queda mensal foi causada principalmente por um recuo acentuado nos pedidos por correio e nas compras pela Internet, que caíram 4,5%, e por uma queda na venda de gasolina de 3,0%.

Em relação ao ano anterior, a queda nas vendas de combustível foi ainda mais acentuada, de 7,7%, e houve uma queda de 3,2% nas vendas de alimentos, bebidas e tabaco.

A inflação da zona do euro foi de 5,3% em agosto, bem acima da meta do banco central Europeu de 2,0%.

(Reportagem de Jan Strupczewski)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Petrobras muda estratégia e oferece combustíveis via cotas extras a distribuidoras, dizem fontes
Irã quer que o Líbano seja incluído em qualquer cessar-fogo, dizem fontes
Irã diz que está analisando proposta dos EUA, mas não tem interesse em manter conversações
Dólar cai ante o real com expectativa de acordo entre EUA e Irã
Petróleo fecha com queda de 2% enquanto Irã considera proposta dos EUA para acabar com guerra
Ibovespa fecha em alta com investidor atento a negociações para fim de guerra no Oriente Médio