Brasil tem fluxo cambial negativo de US$1,671 bi em setembro

Publicado em 04/10/2023 14:50

Por Fabrício de Castro

SÃO PAULO (Reuters) - O Brasil registrou fluxo cambial total negativo de 1,671 bilhão de dólares em setembro, em movimento puxado pela via financeira, informou nesta quarta-feira o Banco Central.

Os dados mais recentes são preliminares e fazem parte das estatísticas referentes ao câmbio contratado. Esse foi o primeiro mês de fluxo negativo desde maio, quando houve saída líquida de 1,157 bilhão de dólares do país.

Pelo canal financeiro, houve saídas líquidas de 5,035 bilhões de dólares em setembro. Por este canal são realizados os investimentos estrangeiros diretos e em carteira, as remessas de lucro e o pagamento de juros, entre outras operações.

Pelo canal comercial, o saldo de setembro foi positivo em 3,364 bilhões de dólares.

SEMANA

Na semana passada, de 25 a 29 de setembro, o fluxo cambial total foi positivo em 3,123 bilhões de dólares.

No acumulado do ano até o fim de setembro, o Brasil registra fluxo cambial total positivo de 20,653 bilhões de dólares.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ibovespa fecha em alta e retorna aos 160 mil pontos com política e inflação no radar
Brasil vive pior crise institucional desde a democratização e 2026 ainda não deve trazer mudança profunda
Dólar tem baixa firme ante o real com cancelamento de entrevista de Bolsonaro
Taxas dos DIs fecham com baixas leves em reação positiva após Bolsonaro cancelar entrevista
STF autoriza cirurgia de Bolsonaro no dia 25 de dezembro
Ações europeias fecham em nova máxima recorde com impulso de Novo Nordisk a setor de saúde