Preço do minério de ferro na China sobe com suporte em fundamentos

Publicado em 17/10/2023 08:35

XANGAI (Reuters) - Os contratos futuros de minério de ferro negociados na bolsa de Dalian ampliaram seus ganhos nesta terça-feira, com os investidores permanecendo otimistas em relação às perspectivas de demanda de curto prazo em meio aos baixos estoques.

O minério de ferro mais negociado em Dalian, encerrou as negociações diurnas com alta de 2,12%, a 866 iuanes a tonelada métrica, o maior valor desde 25 de setembro.

"Embora a produção de metais quentes tenha diminuído recentemente, o ritmo de queda é relativamente lento, com a produção atual ainda em um nível comparativamente alto para o período", disseram analistas da Shengda Futures em uma nota.

"A produção diária de metais quentes provavelmente cairá para 2,42 milhões de toneladas até o final de outubro e se recuperará para cerca de 2,45 milhões de toneladas, dando um forte apoio às matérias-primas da siderurgia."

A demanda robusta levou as importações de minério de ferro da China a um recorde de 876,65 milhões de toneladas nos primeiros nove meses de 2023, segundo dados da alfândega.

A Rio Tinto, a maior produtora de minério de ferro do mundo, relatou um aumento de 1,2% em seus embarques de minério de ferro no terceiro trimestre, à medida que aumentava a produção na mina de Gudai-Darri.

A melhora na demanda de aço também impulsionou o sentimento, com os volumes diários de transações de produtos de aço para construção subindo para 208.200 toneladas na segunda-feira, o maior desde maio, segundo dados da consultoria Mysteel.

(Reportagem de Amy Lv e Dominique Patton)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ibovespa fecha em alta e retorna aos 160 mil pontos com política e inflação no radar
Brasil vive pior crise institucional desde a democratização e 2026 ainda não deve trazer mudança profunda
Dólar tem baixa firme ante o real com cancelamento de entrevista de Bolsonaro
Taxas dos DIs fecham com baixas leves em reação positiva após Bolsonaro cancelar entrevista
STF autoriza cirurgia de Bolsonaro no dia 25 de dezembro
Ações europeias fecham em nova máxima recorde com impulso de Novo Nordisk a setor de saúde