Ibovespa reage e renova máxima da sessão após Powell e com ajuda de bancos e elétricas

Publicado em 19/10/2023 13:34

SÃO PAULO (Reuters) - O Ibovespa firmava-se em alta nesta quinta-feira, tendo renovado máxima da sessão em meio a declarações do chair do Federal Reserve, Jerome Powell, de que o banco central norte-americano está "procedendo com cuidado" ao avaliar a necessidade de quaisquer outros aumentos nas taxas.

Às 13:30, o Ibovespa subia 0,58 %, a 114.716,36 pontos, tendo alcançado 115.062,61 pontos no melhor momento. Mais cedo, na mínima, caiu a 113.767,75 pontos. O volume financeiro somava 10 bilhões de reais.

A performance da bolsa paulista também era sustentada pelo avanço das ações de bancos, com Itaú Unibanco PN valorizando-se 1,83%, Bradesco PN subindo 1,25% e Banco do Brasil ON mostrando elevação de 1,63%.

O setor elétrico também chamava a atenção, com Copel PNB em alta de %3,58, Energisa Unit ganhando 3,87% e Equatorial ON avançando 3,53%. O índice do setor elétrico na B3 tinha elevação de 2,23%.

De acordo com reportagem do jornal O Estado de S.Paulo, o relator da Reforma Tributária no Senado, Eduardo Braga (MDB-AM), vai propor no seu relatório a retirada do setor de energia elétrica da cobrança do novo Imposto Seletivo, que incidirá sobre produtos considerados nocivos à saúde e ao meio ambiente.

A recuperação do Ibovespa após duas quedas seguidas só não era mais forte em razão da queda dos papéis da Petrobras, com as preferenciais em baixa de -0,99% e as ordinárias cedendo -1,13% após renovarem máximas históricas na véspera.

As ações, contudo, se afastavam das mínimas do dia em meio à melhora dos preços do petróleo no exterior, com o Brent passando a subir 0,27%.

(Por Paula Arend Laier)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ibovespa fecha em alta e retorna aos 160 mil pontos com política e inflação no radar
Brasil vive pior crise institucional desde a democratização e 2026 ainda não deve trazer mudança profunda
Dólar tem baixa firme ante o real com cancelamento de entrevista de Bolsonaro
Taxas dos DIs fecham com baixas leves em reação positiva após Bolsonaro cancelar entrevista
STF autoriza cirurgia de Bolsonaro no dia 25 de dezembro
Ações europeias fecham em nova máxima recorde com impulso de Novo Nordisk a setor de saúde